quinta-feira, 4 de julho de 2013

Predicados indispensáveis a um bom intérprete


Uma questão recorrente... Os interessados em uma carreira como intérprete tem justificada curiosidade sobre as competências indispensáveis para sua capacitação. Mas a resposta exige um entendimento amplo do que pode ser qualificado como trabalho de interpretação sísmica.
Por exemplo, aqueles atuando na chamada interpretação exploratória, precisam necessariamente de conhecimentos sobre sistemas deposicionais e sismofácies características, geologia estrutural, sistemas petrolíferos, predição litológica e de fluídos com uso de AVO (amplitude versus offset), alem dos indispensáveis conhecimentos sobre os softwares de interpretação (brevemente compartilharemos nossa percepção tais ferramentas de trabalho), dentre outros.
Já um intérprete trabalhando na atividade explotatória, onde o campo já foi descoberto e delimitado, atua tentando maximizar a quantidade de hidrocarboneto que se pode extrair de uma acumulação (o chamado fator de recuperação (FR), e que pode variar entre 5 e 80 %, estando a média mundial para as 9000 maiores acumulações do mundo situada ao redor de 32 %...). Para este, outras competências são indispensáveis, como o conhecimento de petrofísica, correlação rocha X perfil X sísmica, técnicas de monitoramento sísmico, ferramentas para caracterização de reservatórios como inversão acústica e elástica, sísmica multicomponente e os respectivos softwares dentre outras .
Além destas competências o ambiente multidisciplinar de trabalho pode exigir no primeiro caso conhecimentos complementares de perfilagem e avaliação de formações, técnicas de perfuração, bioestratigrafia, geoquímica, e outras, para facilitar a interação com os profissionais envolvidos no trabalho exploratório. Já nas áreas de produção o intérprete precisará de conhecimentos adicionais sobre modelagem geológica, processos de recuperação secundária, simulação de fluxo, estimulação de reservatórios e outros.
Portanto, considerando-se a abrangência da atividade, e dificuldade de reunir todas estas diferentes competências em um único super intérprete, a sua formação poderá ser iniciada com a concentração de treinamento nas disciplinas concorrentes para a sua futura área de atuação.

Sem comentários:

Enviar um comentário