segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fases da lua podem alterar duração e qualidade do sono, conclui estudo



Na lua cheia, atividade cerebral ligada ao sono profundo diminui até 30%.
Cientistas suíços analisaram mais de 30 voluntários em dois grupos etários.


Lua cheia poderia influenciar sono (Foto:  Pedro Sánchez/Notimex/Arquivo AFP)Lua cheia poderia influenciar duração e qualidade do sono (Foto: Pedro Sánchez/Notimex/Arquivo AFP)
As quatro fases da lua podem ter mesmo efeito sobre o sono das pessoas, segundo um novo estudo feito na Suíça. A pesquisa, que será publicada na edição de 5 de agosto da revista "Current Biology", aponta que, na lua cheia, a atividade cerebral ligada ao sono profundo diminui até 30%.

Durante essa fase lunar, os indivíduos pesquisados também demoraram 5 minutos a mais para adormecer e, ao longo da noite, descansaram 20 minutos a menos, em média.
Além disso, os participantes apresentaram níveis mais baixos de melatonina (hormônio que regula os ciclos de sono e vigília) durante a lua cheia, e disseram que o sono foi mais "pobre" nessa época.
Os cientistas, liderados por Christian Cajochen, do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basileia, avaliaram mais de 30 voluntários em dois grupos etários. Segundo eles, os ciclos lunares e o comportamento do sono humano estão realmente conectados – mesmo considerando as influências externas da vida moderna, como a luz elétrica.
Para chegar a essa conclusão, os autores monitoraram os padrões cerebrais, os movimentos oculares e as secreções hormonais (melatonina e cortisol, o hormônio do estresse) dos participantes.
"Essa é a primeira evidência confiável de que o ritmo lunar pode modular a estrutura do sono nos seres humanos", diz Cajochen.
Em alguns animais, as fases da lua são responsáveis por coordenar o comportamento de reprodução. E, na Terra, elas também interferem nas marés dos oceanos, por influência do campo gravitacional da Lua e do Sol sobre o nosso planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário