quinta-feira, 25 de julho de 2013

OS SETE SISTEMAS CRISTALINOS


Trabalhando com os elementos de simetria dos cristais, já observamos que cada cristal possui um conjunto de elementos de simetria. Este conjunto de elementos de simetria chama-se GRUPO PONTO DE SIMETRIA. Ex.: cubo possui GPS 3E4 4E3 6E2 C 3P 6P

Demonstrou-se que existem somente 32 combinações possíveis dos vários elementos de simetria ou seja, existem apenas 32 grupos pontos de simetria. Estes 32 grupos pontos de simetria foram chamados de classes de simetria ou classes cristalinas. Definição completa: classe de simetria ou classe cristalina é o conjunto de cristais diferentes que apresentam o mesmo grupo ponto de simetria.

Embora existam 32 classes, a maioria dos cristais comuns cristaliza em apenas 15 classes. A partir destas 15 classes surgiram os Sistemas Cristalinos.Sistemas Cristalinos são grupos distintos de classes cristalinas, agrupadas pela natureza análoga dos elementos de simetria que se combinam ou pelo modo com que esta combinação se efetua:

1 - sistema cúbico
2 - sistema hexagonal
3- sistema trigonal
4 - sistema tetragonal
5 - sistema ortorrômbica
6 - sistema monoclínico
7 - sistema triclínico

Estes sistemas caracterizam-se :

- pela presença indispensável de certos elementos de simetria
- pelo possibilidade de serem referidos a uma mesma cruz axial.


A cruz axial, fundamental para a caracterização dos cristais, é o conjunto de eixos cristalográficos aos quais são referidos as faces dos cristais. Consideram-se, nesta cruz, 2 fatores:

- inclinação mútua dos eixos
- comprimento relativo dos eixos

Por exemplo, a cruz axial do Sistema Cúbico caracteriza-se por possuir 3 eixos de comprimento igual e que possuem, entre si, ângulos de 90 graus.

Sem comentários:

Enviar um comentário