quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aplicativo para profissionais de Ciências da Terra


A Alta Resolução desenvolveu um aplicativo para iPhone, iPad e iPod touch que pode ajudar os profissionais da área de Geofísica, Geologia e Geotecnia, bem como das diversas áreas de Engenharia.
O aplicativo geoTools© é gratuito e pode ser baixado na loja oficial da Apple Store, apresentando as seguintes funcionalidades:
  •  estimativa dos parâmetros associados ao campo de gravidade para um determinado local;
  • estimativa dos parâmetros associados ao campo geomagnético para um determinado local;
  • conversão de coordenadas entre as projeções UTM (Universal Transversa de Mercator) e geográficas.
Os parâmetros do campo de gravidade e do campo magnético são calculados a partir dos melhores modelos globais disponíveis, detalhados abaixo.
Os valores dos parâmetros do campo de gravidade e do campo magnético calculados com o aplicativo apresentaram grande correlação com os parâmetros medidos em todos os extensivos testes realizados por nossa equipe, mas não devem ser utilizados para cálculos precisos, devendo ser encarados apenas como estimativas das grandezas.
A empresa não se responsabiliza pelo uso das informações fornecidas pelo progama .
A conversão de coordenadas utiliza as fórmulas clássicas de conversão e as grandezas obtidas podem ser consideradas exatas dependendo da precisão das coordenadas de entrada e do sistema de referência escolhido.

altaresolucao-geotoolsParâmetros do campo de gravidade

Os parâmetros associados ao campo de gravidade são calculados a partir dos dados do modelo geopotencial EIGEN-GL04C completo até grau e ordem 360 (Forste et al., 2006 - Geophysical Research Abstracts, Vol. 8, 03462).

Parâmetros do campo geomagnético

Os parâmetros do campo geomagnético são calculados a partir do World Magnetic Model disponibilizado pelo NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). Informações sobre o modelo podem ser obtidas no site do WWM2010.

Conversão de coordenadas

A conversão de coordenadas entre os sistemas geográfico <-> UTM utiliza as fórmulas clássicas da transformação Transversa de Mercator (tipo Gauss-Krüger) com zonas de 6° de largura, que são as usadas nas cartas topográficas brasileiras. Uma boa descrição do sistema UTM foi disponibilizado pelo Departamento de Engenharia Cartográfica da UERJ.
Pode-se converter coordenadas entre os sistemas geográfico <-> UTM para os datums Hayford/1924/Córrego Alegre, SAD-69/Chuá, e WGS-84.
Mais infomações, sugestões ou dúvidas, enviar email para geotools@altaresolucao.com.br.

Sem comentários:

Enviar um comentário