quinta-feira, 25 de Julho de 2013

Geologia Económica

Geologia Econômica é uma área dentro da Geologia  responsável a tratar e aplicar soluções a problemas geológicos relacionados com os interesses econômicos. Visa tratar e explorar os recursos minerais e energéticos.
A Geologia Econômica é constituída por conhecimentos interdisciplinares como a economia, ecologia, política e o direito. Lida com situações particulares e específicas ao solo, subsolo e questões a serem resolvidas por um geólogo.
Por exemplo, em sua categoria é responsável pela solução do sistema de abastecimento de água para uma determinada região, implantação e gabarito na construção de edifícios, bem com a localização e construção de barragens, sobretudo, as pesquisas minerais.
A área que mais emprega o geólogo especializado nessa área são as empresas e setores de pesquisa mineral. No dia a dia, a Geologia Econômica está ligada aos preços das commodities minerais em mercados internacionais, na função de interrelacionar os recursos minerais dispostos com a tarefa de identificar, classificar, analisar e prever a sua quantidade para a demanda de mercado.
É uma área de capacitação profissional muito ligada à exploração mineral e de petróleo. Nas pesquisas está envolvida com a metalogênese, pesquisa mineral , avaliação quantitativa e econômica dos depósitos minerais, abrangendo os metálicos e não metálicos, além de petróleo e demais recursos.