segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Geomorfologia Exercicios (Gabarito)


01 (UFPR 2006) - O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. 
 
Sobre o tema, é correto afirmar:
 
a) Feições do macro-relevo terrestre, como o constituído pelas grandes cordilheiras, têm suas formas explicadas pela ação da gravidade.
b) Os processos de erosão e deposição de materiais estão na dependência do movimento das placas tectônicas.
c) Os distintos tipos de intemperismo são fatores de natureza externa que contribuem para a modelagem do relevo terrestre.
d) Antes da atuação antrópica, nos últimos 10 mil anos, o relevo era estático, isto é, não sofria grandes transformações.
e) As planícies podem ser consideradas como áreas típicas de erosão. 
 
 
 
 
02 (UFPR 2007) - Informações sobre características do relevo são indispensáveis para o planejamento das atividades rurais e urbanoindustriais.
 
A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
 
a) A amplitude das inundações está relacionada à dimensão das planícies, o que torna estas, em escala regional, inabitáveis.
b) Uma forma moderna de construção de estradas prioriza a utilização de túneis, de modo que a tecnologia torna irrelevante considerar aspectos relacionados ao relevo.
c) O grande potencial hidrelétrico do estado do Paraná deve-se à existência da Serra do Mar e de sua proximidade com o nível de base (o Oceano Atlântico).
d) As condições da morfologia do terreno e de sua amplitude são fatores limitantes para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
e) Os planaltos no Brasil em geral, pela irregularidade topográfica, são áreas em que o uso e ocupação da terra são mais favoráveis, pois neles as inundações são muito raras.
 
 
 
 
03 (UFPR 2007) - O relevo do território brasileiro, conforme dados do IBGE no que se refere à hipsometria, está compartimentado em: 
 
Terras baixas, com terrenos até 200 metros de altitude (compreendendo as planícies), totalizando 41% da superfície;
Terras altas, com terrenos entre 200 a 1200 metros de altitude, envolvendo 58,5% da superfície e; 
Elevações e cristas culminantes, acima dos 1200 metros, compreendendo 0,5% do território.
 
Acerca do assunto, considere as seguintes afirmativas:
 
1. O relevo brasileiro tem altitudes modestas por ser relativamente recente.
2. A ausência de cadeias montanhosas expressivas dá-se pelo fato de o relevo não ter sido desgastado suficientemente pela erosão.
3. As planícies amplas decorrem da baixa capacidade de erosão e transporte dos grandes cursos fluviais, por desenvolverem grande parte dos cursos em superfícies próximas ao nível de base.
4. As características do relevo, no caso do território brasileiro, são prova de que movimentos orogênicos e de vulcanismo foram pouco significativos ao longo da história geológica do país.
 
Assinale a alternativa correta.
 
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
 
 
 
 
04 (UFPR 2010) - O planeta Terra apresenta grandes cadeias montanhosas que são encontradas em todos os continentes de maneira irregular. 
 
O surgimento dessas grandes cadeias, como Andes, Alpes e Himalaia, e sua morfologia podem ser explicados, respectivamente:
 
a) por processos orogenéticos e pela ação de agentes internos.
b) por processos endogenéticos e pela ação de agentes externos.
c) por processos pedogenéticos e por falhamento.
d) por processos criogenéticos e pela atuação eólica.
e) por processos orogenéticos e por abrasão marinha.
 
 
 
 
05 (UFPR 2012) - No dia 11 de março de 2011, ocorreu na região central da Serra do Mar paranaense um conjunto de escorregamentos, desencadeados em virtude de elevados índices pluviométricos concentrados nesse dia, associados à umidade acumulada dos dias antecedentes. Os escorregamentos, predominantemente, situaram-se nas posições superiores e íngremes das encostas. O volume de material desprendido nesse episódio, por meio dos escorregamentos, consistiu de blocos rochosos, solo e troncos de árvores, que foram transportados e seguiram caminho de fluxo em direção às áreas de planície, resultando em mortes e grandes danos por destruição total ou parcial de casas, ruas, estradas, pontes e lavouras. 
 
Sobre esse evento ocorrido na Serra do Mar do estado do Paraná, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
 
() Os solos nas posições superiores das encostas da Serra do Mar paranaense apresentam-se pouco espessos, característica que contribuiu para os escorregamentos, levando a uma rápida saturação hídrica pelo evento de chuva, o que promoveu o desencadeamento dos processos.
() Um dos fatores que agravou a ocorrência dos escorregamentos nesse evento na Serra do Mar paranaense foi a ocupação urbana nas áreas mais elevadas, pois exercem grande peso nas encostas.
() A declividade da encosta afeta diretamente na sua estabilidade frente aos processos de escorregamento, motivo pelo qual a maior parte deles ocorreu nas áreas mais declivosas.
() Consensualmente, sabe-se, no meio científico, que, devido ao aquecimento global promovido pela ação do homem, os valores de precipitação aumentarão na Serra do Mar, ampliando cada vez mais a ocorrência desses processos e a sua área de influência.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
 
a) V – F – V – V.
b) F – V – V – V.
c) V – V – F – F.
d) F – F – F – V.
e) V – F – V – F.
 
 
 
 
06 (UFPR 2013) - Planícies são ambientes geomorfológicos que apresentam relevo plano, ou suavemente ondulado, com dimensões variadas, onde são predominantes os processos de deposição e acumulação de sedimentos. Planícies aluviais são aquelas formadas por sedimentos de rios. Sobre esses ambientes, considere as seguintes afirmativas:

1. Planície aluvial corresponde ao leito maior de um rio e sazonalmente sua área é ocupada pelas águas dos canais fluviais.
2. O estabelecimento de áreas urbanas em ambientes de planícies aluviais acarreta sérios problemas sociais, devido aos efeitos negativos das inundações periódicas para a população residente.
3. No planejamento do uso do solo nas planícies aluviais, é necessário considerar a suscetibilidade de contaminação do lençol freático, pois nesses ambientes ele se encontra mais próximo da superfície.
4. As cidades localizadas em planícies aluviais, ao contrário daquelas localizadas em ambientes sem risco de enchentes, exigem processos de planejamento, como os planos de uso e ocupação do solo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
 
GABARITO:
01 - C
02 - D
03 - C
04 - B
05 - E
06 - E

Sem comentários:

Enviar um comentário