terça-feira, 30 de julho de 2013

HISTORIAL DA MINA DE CATOCA

A exploração do kimberlito de Catoca teve inicio aos 11 de Fevereiro de 1997 com um tempo de vida inicialmente previsto para 40 anos até a profundidade de 400 m. A Chaminé Kimberlítica ocupa uma área de 64 hectares (990x915m). , devendo a Mina atingir no seu limite final um diâmetro aproximado de 1650x1650 m. Em 2011 foi elaborado novo projecto para optimização das condições técnicas-económicas de aproveitamento do jazigo, tendo como resultado os seguintes principais parâmetros: 


ESTRUTURA ORGÂNICA DO DEM

O Departamento de Exploração Mineira agrega 6 sectores, nomeadamente: Trabalhos Preparatórios, Explosivos,Toografia e Geodesia, Planeamento Mineiro, Terraplanagem e Operações Mineiras que agrega quatro (4) Equipas que laboram em turnos rotativos. O Chefe de Departamento é coadjuvado por dois adjuntos, sendo um para as Operações Mineiras e outro para o Planeamento Mineiro.



OBJECTIVOS DO DEPARTAMENTO DE MINERAÇÃO “DMIN”

O DMIN é a estrutura na empresa focada no desenvolvimento das actividades de mineração, com base em regras e princípios específicos, para garantir remoção do estéril e a extracção racional e optimizada do minério da chaminé kimberlítica e seu respectivo fornecimento as Centrais de Tratamento. 




SISTEMA DE MINERAÇÃO

A chaminé kimberlitica de Catoca é explorada a Céu Aberto, utilizando o sistema de mineração com escavação por avanço e transporte rodoviário. O “Flowsheet” tecnológico inclui o desmonte directo do maciço de estéril, com a particularidade das rochas duras serem submetidas ao desmonte com explosivos e posterior carregamento com escavadeiras para as pilhas de estéril. A extracção do minério é feito com recurso a escavação directa precedida de escarificação com tratores de esteiras. 

PLANEAMENTO E OPERAÇÕES

O design e o planeamento da sequência das operações mineiras, a monotorização em tempo real, assim como o estudo e análise dos principais indicadores da Mina é assegurado pelo Sector de Planeamento Mineiro, que mantém uma forte interação com os demais Sectores do DMIN.




O disign e o planeamento é feito com recurso ao software Datamine e o monitoramento das operações pelo software SmartMine “Sistema que permite uma gestão integral e em tempo real dos activos na Mina”, bem como o processamento automático da produção.



Até 2012 foram removidos 97,2 milhões de m3 de estéril e extraídos 48,1 milhões de m3 de minério, totalizando 145,3 milhões de m3 de massa mineira.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 

- Camiões rigidos de 100 toneladas de capacidade, 29 unidades;
- Escavadeiras de 4,5 - 5 m3 de capacidade, 6 unidades;
- Escavadeiras de 7 – 18 m3 de capacidade, 19 unidades;
- Pás-Carregadeiras de 4 a 7 m3 de capacidade, 9 unidades;
- Equipamentos Auxiliares, 20 unidades.
- Mais de 5 km de correia transportadora e 1 sistema de formação de escombreira de última geração.


COMPLEXIDADES

A existência de rochas de grande dureza, bem como de águas subterrâneas e pluviais em vários pontos da Mina, constituem entre outras, as grandes complexidades para o processamento normal das operações. O desmonte com explosivos em detrimentro do arranque mecânico (com escavadeira) e métodos combinados de drenagem e bombeamento das águas, são aplicados para mitigar o problema no geral e preservar a estabilidade dos taludes, cuja complexidade aumenta com o aumento da profundidade da Mina, e que, constitue o grande desafio para os técnicos do Departamento de Mineração.

DESAFIOS DO DMIN

• Melhorar a eficiência operacional da Mina em todos os níveis;
• Diagnosticar os principais factores com impacto na produção e produtividade, implementar medidas correctivas e acções tendentes a melhorar a eficiência operacional;
• Mapear os principais indicadores técnico-económicos da Mina, com enfoque na estrutura de custos;
• Promover acções tendentes a elevar o desenvolvimento humano no Departamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário