quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tornado de Oklahoma é o de maior diâmetro já registrado nos EUA



Tornado de Oklahoma é o de maior diâmetro já registrado nos EUA

Fenômeno alcançou nível mais alto em escala de tornados.
Seu diâmetro chegou a 4,2 quilômetros, segundo autoridade.


Tammy Wade (esquerda) observa, ao lado da cunhada Dana Givens, o que sobrou de sua casa em El Reno, Oklahoma (Foto: Nick Oxford/AP Photo)Tammy Wade (esquerda) observa, ao lado da cunhada Dana Givens, o que sobrou de sua casa em El Reno, Oklahoma, após o tornado (Foto: Nick Oxford/AP Photo)

Um dos tornados que afetou o estado americano de Oklahoma na última semana foi o mais extenso já registrado nos EUA, com um diâmetro de 4,2 quilômetros e ventos de até 475 km/h, informou nesta terça-feira (4) o Serviço Meteorológico Nacional americano.
Esse foi o segundo tornado de categoria 5, a mais alta na escala Fujita, que atingiu a área nos últimos 11 dias. As autoridades explicaram que o diâmetro do tornado foi medido com uma unidade móvel estacionada perto da cidade de El Reno, onde ocorreu o fato.
De acordo com o Escritório Médico Legista do estado, pelo menos 18 pessoas morreram em Oklahoma, entre elas cinco crianças, e outras seis seguem desaparecidas após a passagem de novos tornados pela região.
Entre os mortos também figuram três "caçadores de tempestades" que fizeram fama através de um "reality show" sobre tornados do canal Discovery Channel, informou a emissora CNN.
No último sábado, as autoridades estenderam as advertências de fortes tempestades e inundações no centro dos Estados Unidos desde Indiana a Oklahoma, após a passagem dos novos tornados que, além das vítimas, deixaram mais de 70 feridos e extensos danos em toda a região.
O fato ocorreu menos de duas semanas depois que outro tornado de escala 5 matasse a 24 pessoas e ferisse mais de 100 na cidade de Moore, ao sul de Oklahoma.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, cinco tornados castigaram a área metropolitana da cidade de Oklahoma na última sexta-feira. Em toda a zona central do país, somente entre a última sexta e sábado, 17 tornados foram registrados, deixando sem mais de 210 mil casas sem energia elétrica.
O tornado de maior diâmetro registrado até o momento em território americano tinha sido registrado em Hallam, Nebraska, no ano de 2004, com 4 quilômetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário