quinta-feira, 27 de junho de 2013

Portugal esta a deslizar

Um grupo internacional de geólogos da Universidade de Monash, na Austrália, confirma que uma placa tectónica da Terra mergulhando debaixo de outra está mesmo a acontecer na zona onde fica Portugal.
A descoberta de uma zona de subducção nas primeiras fases de formação, ao largo da costa portuguesa, acaba de ser confirmada, após os grandes terramoto de 1755 e 1969 em Portugal. Isso significa que, daqui a uns 200 milhões de anos, o oceano Atlântico poderá vir a desaparecer e as massas continentais da Europa e América a juntar-se num supercontinente.
Cientístas portugueses da Universidade de Lisboa e do Instituto Português do Mar e da Atmosféra, e outros da Universidade de Bret, na França, detectaram os primeiros indícios de que a Margem Sudoeste Ibérica, esta a tornar-se activa. A formação da fractura foi detectada através do mapeamento pelos cientístas, ao longo de oito anos, do fundo do oceano nessa zona.
Os investigadires salientam  que actividade sísmica significativa naquela zona é sinal de produção de uma convergência tectónica.

Fonte: Nova Gazeta

Sem comentários:

Enviar um comentário