terça-feira, 25 de junho de 2013

Geólogo ou Geofísico - Qual o melhor intérprete ???

Geólogo ou Geofísico - Qual o melhor intérprete ???

Normalmente a Interpretação sísmica é realizada por profissionais com formação em geofísica (graduados, com pós-graduação ou cursos complementares em geofísica), mas é cada dia maior o número de geólogos que tambem atuam na área da interpretação sísmica. Muitos dos intérpretes mais antigos e que atuam hoje em dia são da época em que não existiam cursos de graduação em geofísica...Surge então a inevitável questão: Quem pratica a interpretação sísmica de forma mais eficaz: Geólogos ou Geofísicos???
A resposta é: depende.... Considerando as diferenças de formação podemos afirmar que a interpretação sísmica em fronteira exploratória, especialmente nas áreas pouco conhecidas, prescinde de conhecimentos exercitados de forma mais plena pelos profissionais com formação em geologia. Por exemplo, os conceitos da sismoestratigrafia, sistemas petrolíferos, identificação de ambientes deposicionais e seu potencial para geração de reservatórios são dominados com mais propriedade pelos graduandos em geologia. Já os cursos de geofísica aprofundam conceitos como AVO, inversão sísmica, monitoramento da produção e outros igualmente importantes na caracterizaçãon de reservatórios e otimização da produção.
Contudo nada impede, que um ou outro profissional possa buscar complementar as competências adquiridas durante sua graduação, com aquelas necessárias para a fronteira onde atua: exploração ou produção. Dessa forma a interpretação sísmica poderá ser exercida de forma plena pelo exploracionista, seja ele graduado em geologia ou geofísica.

Sem comentários:

Enviar um comentário