quarta-feira, 12 de junho de 2013

Buraco negro 'dormente' no centro de galáxia é visto pela Nasa



Buraco negro 'dormente' no centro de galáxia é visto pela Nasa

Galáxia do Escultor abriga buraco negro que está inativo há anos.
Buraco negro tem cinco milhões de vezes a massa do Sol, diz agência.

Do G1, em São Paulo

Galáxia NGC 253, que possui um buraco negro 'hibernando' em seu centro (Foto: Divulgação/Nasa/JPL-Caltech/JHU)Galáxia NGC 253, que abriga um buraco negro 'hibernando' (Foto: Divulgação/Nasa/JPL-Caltech/JHU)
Uma imagem divulgada pela agência espacial americana (Nasa) nesta terça-feira (11) mostra um buraco negro "dormente" no centro de uma galáxia localizada a milhões de anos-luz da Terra, a chamada galáxia do Escultor ou NGC 253.
A imagem foi obtida graças a um telescópico da agência chamado NuSTAR, que capta emanações de raio-X de alta energia. O buraco negro inativo tem cerca de cinco milhões de vezes a massa do Sol e está localizado no centro da galáxia. A NGC 253 costuma produzir novas estrelas, de acordo com a Nasa.
"Nossos resultados apontam que o buraco negro entrou em hibernação nos últimos dez anos", disse o pesquisador Bret Lehmer, da agência americana, em entrevista ao site da Nasa. "Observações periódicas os telescópios vão dizer claramente se o buraco negro pode voltar à atividade. Se isso ocorrer nos próximos anos, esperamos estar olhando", ressaltou Lehmer, que também dá aulas na Universidade Johns Hopskins.
"Buracos negros se 'alimentam' da matéria ao redor deles. Quando essa matéria acaba, eles hibernam", disse a pesquisadora Ann Hornschemeier, também dos laboratórios da Nasa. "A galáxia NGC 253 é incomum porque há uma tremenda atividade de formação estelar ao redor do buraco negro enquanto ele está dormente", afirmou.
A Via Láctea é mais "tranquila" do que a galáxia do Escultor, porque produz menos estrelas. Também existe na região um buraco negro gigantesco e inativo, com cerca de quatro milhões a massa do Sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário