terça-feira, 25 de junho de 2013

Cientistas descobrem 3 planetas onde podem existir água e vida

Cientistas descobrem 3 planetas onde podem existir água e vida

Berlim, 25 jun (EFE).- Cientistas do Observatório Austral Europeu (ESO) descobriram o primeiro sistema planetário integrado por três planetas onde pode existir água em estado líquido, o que os transformam em possíveis candidatos para a presença de vida. Segundo informou nesta terça-feira o instituto, que tem sede em Garching (Alemanha), as observações realizadas por um telescópio de 3,6 metros que o ESO tem no Chile revelam a existência de um total de seis planetas que orbitam em torno da estrela Gliese 667C, amplamente estudada e parte de um sistema estelar triplo conhecido como Gliese 667.
A Gliese 667C tem um terço da massa do Sol, encontra-se na constelação de Escorpião (a 22 anos luz de distância) e é uma estrela fria e tênue.
Isso faz com que a zona habitável se encontre em uma área do tamanho da órbita de Mercúrio, muito mais próximo da estrela do que no caso de nosso Sol.
Dos seis planetas que rodeiam o planeta três estão situados em condições que tornariam possível a existência de água em estado líquido. O sistema é o primeiro que tem três corpos ao mesmo tempo em sua zona habitável.
A descoberta dos três planetas preenchem totalmente a zona habitável da Gliese 667C, pois não existem mais órbitas estáveis nas quais pode existir água em estado líquido neste sistema.
"O número de planetas potencialmente habitáveis em nossa galáxia é muito maior do que poderíamos pensar se levarmos em conta que podemos encontrar vários deles em torno de cada estrela de baixa massa", explicou um dos autores do estudo, Rory Barnes.
A equipe de trabalho, liderada por Guillem Anglada-Escudé, da Universidade de Gottingen (Alemanha), e Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido), analisou estudos anteriores sobre a estrela e os dados do telescópio no Chile.
"Estes novos resultados ressaltam quão valioso pode ser revisar os dados deste modo, combinando resultados de diferentes equipes ou diferentes telescópios", disse Anglada-Escudé. EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário