terça-feira, 2 de julho de 2013

TECTOSSILICATOS - GRUPO DOS FELDSPATOS - GRUPO DO PLAGIOCLÁSIO

GRUPO DO PLAGIOCLÁSIO
No diagrama acima, podemos diferenciar composicionalmente os diferentes plagioclásios, a anortita é um mineral cálcico e de maior temperatura. A albita é mais sódica, e de menor temperatura.
A palavra plagioclásio deriva do grego plagios (oblíquo) + klasis (fratura), porque ao contrário de outros feldspatos, tem ângulo entre as clivagens diferentes de 90º e, representa um grupo de minerais, representantes de uma solução sólida, que possui a formula geral (Ca, Na)Al (Al,Si)Si2O8 e é constituída por: albita, oligoclásio, andesina, labradorita, bytownita e anortita. Constitui a série mais freqüente dos minerais, sendo que os plagioclásios de alta temperatura ocorrem em algumas rochas vulcânicas, enquanto que a série da albita-anortita de baixa temperatura se encontra na maioria das rochas plutônicas, é freqüente nas rochas metamórficas e é vulgar em sedimentos, tanto na forma de minerais primários como autígenos. Possuem simetria triclínico com tetraedros de (Si,Al)-O formando um esqueleto tridimensional, com os grandes espaços intersticiais preenchidos por ions Na e Ca. As estruturas em seus pormenores são complexas e variam de acordo com a composição química, as condições de cristalização e a história térmica.
Alterações: Os plagioclásios são susceptíveis à ação de solução hidrotermal, sendo as variedades mais sódicas mais resistentes, porém menos que o microclínio. Os plagioclásios mais cálcicos  perdem Ca e Al, gerando albita e normalmente pequenos cristais de epidoto, sericita, carbonato e, às vezes também clorita, gerando aspecto poiquilítico, recebendo o nome de saussurita (processo de saussuritização). A alteração também pode gerar escapolita, prehnita, zeólitas, alofano, montmorillonita e caulinita.
Os cristais de plagioclásio freqüentemente exibem zoneamento composicional, especialmente nas rochas vulcânicas, onde pode apresentar zoneamento normal com núcleo mais cálcico ou oscilatório, contínuo ou não. Na rochas metamórficas não são raros os zoneamentos inversos com bordas mais cálcicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário