segunda-feira, 8 de julho de 2013

TERMOS GEOGRÁFICOS




A______________________________________________________________
Afluente
Um canal de água que se desvia da principal linha de corrente. Uma corrente de água ou rio que corre para um rio maior.
Agricultura comercial
Uma agricultura voltada para a venda, ao contrário da agricultura de subsistência que é para consumo do próprio agricultor.
Agricultura de subsistência
Agricultura na qual os produtos cultivados se destinam, prioritariamente ao agricultor e sua família.
Altitude
Altura acima do nível do mar.
Ambiente
Numa palavra, o que nos rodeia. Pode ser natural (ex: ambientes biológicos ou físicos) ou artificial (ex: ambientes construídos ou sociais).
Anel de Fogo
Uma faixa de vulcões e respectiva actividade tectónica, que se encontra em volta do perímetro do Oceano Pacífico.
Anticiclone
Área de grande pressão atmosférica, geralmente estável e com movimento lento, à volta da qual os ventos leves rodopiam para fora (no sentido dos ponteiros do relógio no Hemisfério Norte e no sentido contrário no Hemisfério Sul).
Arável
Um sistema de utilização da terra que recorre ao arado. Geralmente refere-se a terra que é lavrada para cultivo.
Árido
Seco, quer devido a baixa precipitação ou a elevada evaporação no que respeita a precipitação.

Arquipélago
Conjunto de ilhas agrupadas numa determinada zona do mar.
Astenosfera
Parte da crosta da Terra que se estende da base da litosfera (a profundidades de 50 – 300 km) até profundidades de cerca de 700 km. Encontra-se num estado parcialmente derretido e é menos resistente a deformação do que as zonas que se encontram acima e abaixo dela.
Atmosfera
Camada de ar que envolve a Terra. O ar seco contém cerca de 78% de nitrogénio, 21% de oxigénio, 1% de argão e 0,03% de dióxido de carbono.
Atol
Recife de coral baixo e subcircular que rodeia uma lagoa. Encontra-se principalmente nos oceanos Índico e Pacífico.
Avalanche
Movimento descendente súbito e rápido do gelo, neve, e/ou detritos ao longo de uma colina.
B_________________________________________________________________________
Bacia
1.      A área total de terra drenada por um rio e seus afluentes.
2.      Depressão dentro da qual ocorre um depósito, que pode ir de pequeno buraco até uma área significativa.
3.      Desnível no solo com várias origens, incluindo aluimento, erosão glaciar e efeitos tectónicos.
Bacia de drenagem
Uma área que drena para uma determinada secção de um rio, albufeira ou bacia.
Biodiversidade
A variedade de fauna e flora presente num ecossistema.
Bioma
Uma importante comunidade de plantas e animais que ocupam um determinado ambiente terrestre ou, mais raramente, marinho.
Biomassa
A massa total dos orgaismos de uma área.

Biosfera
A zona onde há vida na Terra, normalmente uma zona de interacção com a litosfera, atmosfera e hidrosfera.
Bosque
Uma área de vegetação com árvores adultas bastante afastadas umas das outras.
C____________________________________________________________________________
Caldeira de Vulcão
Uma enorme bacia semelhante a uma cratera e com paredes íngremes, criada pela derrocada de um vulcão. Pode conter um lago na cratera e outros vulcões.
Calote de gelo
Um grande pedaço de gelo com a forma de uma abóbada, cujo escoamento é, geralmente, no sentido de dentro para fora ou radial.
Camada de ozono
Uma região da estratosfera rica em ozono, que se encontra 15 – 35 km acima da superfície da Terra. Absorve a maioria dos raios ultravioleta do Sol, evitando que a radiação lesiva alcance a superfície da Terra.
Canal
1.      Uma via fluvial artificial, criada para irrigação ou uma rota para a navegação.
2.      Uma estreita extensão de água entre duas massas de terra.
Chuva ácida
Deposição húmida e seca de óxidos de nitrogénio e ácido sulfúrico, fruto da queima de combustíveis fósseis, fundição de metais e fumos dos escapes dos automóveis. Resulta em danos para os meios ambientes natural e artificial.
Ciclo do Carbono
O carbono que surge na atmosfera sob a forma de dióxido de carbono é absorvido e armazenado pelas plantas. Estas, alguns animais e bactérias obtêm o alimento do carbono e devolvem uma parte dele a atmosfera, sob a forma de dióxido de carbono.
Ciclone
Uma área de pressão atmosférica relativamente baixa, com um diâmetro de 1000 – 2000 km, com ventos convergentes e circulares que rodam no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio, no Hemisfério Sul, e no sentido oposto no Hemisfério Norte.

Cidade
Um assentamento permanente de grandes dimensões, que não é auto-suficiente no que se refere a produção de alimentos e normalmente depende da manufactura e do comércio. A combinação da população de uma cidade e seus arredores é conhecida por aglomeração urbana. Todas as estatísticas da população das cidades citadas neste atlas (atlas mundial) referem-se as alomerações urbanas.
Círculo Antárctico
Linha de latitude a 66,5° S. Entre ela e o pólo o Sol não se põe no solstício de Verão (21-22 de Dezembro) e não nasce no solstício de Inverno (21-22 de Junho).
Círculo Árctico
Linha de latitude a 66,5° N. Entre ela e o pólo o Sol não se põe durante o solstício de Verão (21-22 de Junho) e não nasce no solstício de Inverno (21-22 de Dezembro).
Clima
O padrão médio das condições climatéricas que se fazem sentir num lugar, ao longo de um certo período de tempo. Vários factores dividem a Terra em diferentes zonas climatéricas.
Combustível fóssil
Material combustível proveniente dos restos fossilizados de plantas e animais. Entre eles encontram-se o carvão, gás e petróleo.
Continente
1.      Uma das sete principais massas de terra do nosso planeta: África, Antárctica, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul.
2.      A parte da crosta terrestre composta por material antigo, espesso e pouco denso.
Coral
Uma rocha calcária porosa composta pelo esqueleto dos pólipos, invertebrados marinhos comuns nas águas límpidas e pouco profundas dos mares intertropicais.
Cordilheira
Uma cadeia de montanhas linear.
Corrosão
A alteração original dos materiais na superfície da Terra ou perto dela, provocada por processos, físicos, químicos e biológicos.


Crista médio-oceânica
Uma cadeia montanhosa linear que se ergue 1-3 km acima do fundo do oceano, desenvolvendo-se no local onde o jorro de magma basáltico forma uma nova crosta oceânica ao longo da margem entre placas tectónicas divergentes.
Crista submarina
Um monte ou montanha submarina isolada, normalmente de origem vulcânica.
Crosta
A camada exterior da Terra, com uma espessura de 6-70 km e composta por rochas de baixa densidade.
D____________________________________________________________________________
Delta
A acumulação de sedimentos dos rios, depositados quando uma corrente entra em águas paradas e a sua força é reduzida pelo decréscimo súbito da velocidade da corrente.
Dependência
Um território e sua população governados por (ou na posse de) outra nação.
Deriva dos continentes
A teoria que diz que a presente distribuição dos continentes resulta da fragmentação de um ou mais supercontinentes que existiram outrora e que se afastaram.
Desertificação
Degradação da terra em áreas áridas, fruto de factores como a variação climatérica e as actividades humanas, tais como a desflorestação, excesso de pastagens e cultivo de terra marginal.
Deserto
Uma área com falta de humidade, onde a precipitação é baixa relativamente às perdas por evapotranspiração.
Desflorestação
A remoção de árvores de uma área. Pode ocorrer naturalmente, mas a principal causa é o abate para a obtenção de madeira, agricultura e urbanização. Essa práctica pode causar danos ambientais significativos.
Duna
Um montículo ou monte de areia soprada pelo vento, que se pode encontrar mais vulgarmente nos desertos e zonas costeiras.
E____________________________________________________________________________
Ecossistema
Um sistema de interacção entre os organismos e o ambiente ao qual estão adaptados.
Efeito Coriolis
A rotação da Terra faz com que os corpos que se movem sobre a sua superfície, como o ar (ventos) e a água (correntes oceânicas), se desviem para a direita no Hemisfério Norte e para a esquerda no Hemisfério Sul.
Efeito de Estufa
Um fenómeno natural que ocorre quando a radiação solar de onda curta passa através da atmosfera da Terra, é absorvida a superfície e depois volta a ser radiada sob a forma de radiação térmica de maior onda. Isto mantém a temperatura média da Terra num ponto suficientemente quente para ter vida. Diz-se que um aumento na incidência dos gases de estufa como o dióxido de carbono, devido a combustão do combustível fóssil, está a umentar o efeito de estufa e a fazer com que as temperaturas globais subam.
Eixo
Uma linha imaginária que liga os pólos Norte e Sul, com uma inclinação de cerca de 66,5 relativamente a órbita plana da Terra, em redor da qual a Terra roda.
El Niño
A substituiçã de águas frias ao longo da costa ocidental da América do Sul por correntes quentes  do Oeste e do Norte. Ocorre irregularmente em interválos de 2-7 anos. Está associado às alterações na atmosfera global e circulação oceânica, que origina importantes alterações climatéricas em todo o mundo.
Energia geotérmica
Zonas anormalmente quentes da crosta terrestre podem originar nascentes quentes, vapor e rochas quentes a superfície. Essa energia pode ser empregue para o uso humano.
Energia Hidroeléctrica
Electricidade que é gerada utilizando a força da água para fazer girar turbinas.
Energia renovável
Energia de fontes inesgotáveis (em termos práticos). Inclui a energia hidroeléctrica, solar e geotermal, bem como a eólica.



Eon
1.      O périodo mais longo de tempo geológico, tal como o Período Fanerozóico, os últimos 590 milhões de anos.
2.      Mil milhões de anos.
Epicentro
O ponto da superfície da Terra que se encontra directamente acima do foco de um terramoto.
Equador
Uma linha imaginária que forma um ângulo recto com o eixo de rotação da Terra e que se encontra a meio dos dois pólos. Divide o mundo nos Hemisférios Norte e Sul.
Era
Uma divisão de tempo geológico. O fanerozóico (ver Eon) divide-se em três eras: Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico.
Erosão
O processo no qual o material se solta ou se dissolve e se move da sperfície da Terra, sobre ela ou para perto dela.
Espécies em vias de extinsão
Uma espécie de animal ou planta em vias de extinção, cuja sobrevivência é incerta se os factores que causam a sua vulnerabilidade se mantiverem.
Estado
1.      Um espaço territorial com fronteiras claramente definidas e internacionalmente aceites, que tenha uma existência independente e seja responsável pelo seu próprio sistema legal.
2.      Um território com governo regional e alguma independência no que se refere as relações internacionais.
Estepe
Bioma com vegetação rasteira de média altitude, que se estende da Áustria até a China.
Estreito
Uma passagem marítima estreita, que liga duas vias fluviais de maiores dimensões.
Estuário
A parte de um rio que desagua no mar e é influenciada por processos marinhos, como marés e qualidade da água.

Evapotranspiração
A perda total de água do solo, incluindo a evaporação e atranspiração das superfícies com plantas.
F__________________________________________________________________________
Falha
Uma superfície de fractura existente numa rocha, ao longo da qual ocorreu um movimento relativo. A fractura é um ajuste às pressões na rocha.
Fauna
Um grupo de animais próprios de uma região ou período de tempo.
Flora
Um grupo de plantas próprias de uma região ou período de tempo.
Floresta
Uma vasta área de árvores, cujas copas se tocam e formam uma cobertura contínua.
Floresta boreal
Floresta de coníferas do Hemisfério Norte, que se encontra entre os 55° N e os 65° N, aproximadamente.
Floresta de coníferas
Uma floresta composta principamente por árvores perenes  e sem copa, com folhas em forma de agulha ou escamas achatadas.
Floresta temperada
Uma área dominada por árvores de folhas perenes que perdem a folhagem numa determinada época, estação, ou fase de crescimento, tal como antes da estação fria ou seca.
Floresta tropical
Floresta composta principlamente por árvores de folha perene, característica das regiões permanentemente húmidas dos trópicos e médias altitudes.
Fossa abissal
Uma depressão estreita, alongada e íngreme, com 300m ou mais, mais funda que o leito marítimo adjacente.


Furacão
Um intenso vórtice ciclónico que ocorre principalmente sobre os oceanos tropicais. Com cerca de 650 km de diâmetro e 150-300 km de altura, com ventos máximos de 100 m/s. Também conhecido em várias partes do mundo como ciclone tropical e ciclone.
G___________________________________________________________________________
Géiser
Uma fonte natural ou artfificial de água geotermicamente aquecida, com jactos intermitentes.
Gelo Marítimo
Gelo que se forma na superfície do mar a temperaturas negativas de cerca de -2. Cobre grandes áreas dos oceanos polares. Conhecido por placa de gelo quando preso a terra, ou gelo flutuante quando flutua livremente.
Glaciação
1.      Um episódio de assinalável movimento de lençóis de gelo ou glaciares.
2.      A ocupação de uma área por lençóis de gelo ou glaciares;
3.      A acção do gelo na paisagem.
H____________________________________________________________________________
Habitat
O ambiente em que vive um organismo.
Hemisfério
A superfície da Terra é dividida ao meio pelo Equador, originando os Hemisférios Norte e Sul.
Incorrectamente os territórios da América do Norte e do Sul são chamados de Hemisfério Ocidental.
Hemisfério Norte
Refere-se à metade da Terra a norte do Equador (0°).
Hemisfério Sul
Refere-se à metade da Terra a sul do Equador (0°)
Hidrosfera
O componente da Terra relacionado com a água doce ou salgada, no estado sólido, líquido ou gasoso.
Humidade
O conteúdo de vapor de água da atmosfera.
I_____________________________________________________________________________
Ilha
Uma massa de terra mais pequena que um continente, rodeada de água.
Indígenas
Os animas e plantas indígenas são os que surgem naturalmente numa região. Os povos indígenas são descendentes dos povos que habitaram um território antes da formação das actuais nações.
Irrigação
O fornecimento de água através de métodos aritificiais, para ajudar ao crescimento das plantas.
L____________________________________________________________________________
Latitude
A distância para norte e para sul a partir do Equador. A latitude é fornecida pelo ângulo formado entre a linha que vai do centro da Terra ao Equador e a que vai do centro Terra até um determinado ponto da superfície terrestre. Assim, a latitude do Equador é de 0° e a do Pólo Norte é de 90° N.
Lava
O magma que é expelido pelas aberturas laterais e cratera de um vulcão. O termotambém é aplicado à forma arrefecida e solidificada deste material.
Leito de rocha
Rocha sólida e relativamente intacta, que pode estar à superfície da terra ou por baixo de outras rochas soltas.
Leque aluvial
Um depósito que se espalha pelas encostas abaixo, desde o ponto onde um rio deixa um canal estreito. Tipicamente encontrado ao longo das frentes das montanhas.
Linha Internacional de Mudança de Data
Uma linha teórica a aproximadamente 180° de longitude. Os lugares a oeste da linha têm mais 12 horas do que a hora TMG; os que se encontram a este têm menos 12 horas. A data a este da linha é de menos um dia que a oeste.
Litosfera
A crosta terrestre e a parte superior do manto formam uma camada mais forte relativamente ao que se encontra por baixo, e uma atmosfera mais facilmente deformável. Varia desde os poucos quilómetros de espessura, sobre a crista médio-oceânica, até aos 300 km por baixo de alguns continentes.
Longitude
A distância para este e oeste do meridiano de Greenwich. A longitude é fornecida pelo ângulo formado por uma linha que vai do eixo da Terra até ao meridiano de Greenwich e outra desde o eixo da Terra até um determinado ponto na superfície terrestre. Os ângulos são medidos tanto para este como para oeste do meridiano de Greenwich. Assim, 180°O coincidem com 180°E.
M__________________________________________________________________________
Magma
Rocha total ou parcialmente derretida, fruto do derretimento parcial do interior da crosta terrestre ou do manto superior. O magma pode introduzir-se na crosta, onde arrefece e solidifica e forma rochas vulcânicas.
Manto
A parte do interior da Terra entre o núcleo e a crosta.
Manto rochoso
O manto ou camada de fragmentos de rocha, aluvião, solo, terra soprada pelo vento, etc, depositado no leito das rochas. Constitui quase toda a superfície de terra do nosso planeta.
Mar
1.      A quantidade de água salgada que cobre 71% da superfície da Terra.
2.      Uma grande quantidade de água salgada, completa ou parcialmente rodeada de terra.
Massa de ar
Uma grande quantidade de ar com uma temperatura e humidade relativamente constantes.
Média altitude
Em termos gerais, as áreas da Terra que se encontram entre os trópicos e os pólos.
Meridiano
Uma linha de longitude que liga os pólos Norte e Sul.
Meridiano de Greenwich
Uma linha teórica, que se estende do Pólo Norte ao Pólo Sul e que atravessa Greenwich, no RU. É o meridiano principal, de longitude 0°, a partir do qual todos os outros meridianos são medidos.

Meseta
Um monte isolado e achatado no topo, rodeado de encostas íngremes ou penhascos.
Mineral
1.      Uma substância inorgânica natural com uma composição química definida, quase sempre numa forma cristalina, que não pode ser fisicamente separada em componentes simples.
2.      Um termo empregue para designar materiais inorgânicos.
Monção
Um vento sazonal. O termo tem sido utilizado também para as chuvas que acompanham estes ventos.
Montanha
Um acidente topográfico de alta altitude e com um relevo relativamente acidentado, com um cume mais pequeno do que a base.
N____________________________________________________________________________
Nível do mar
A elevação da superfície do oceano. Muitas vezes o termo é usado para referir a média do nível do mar, que varia de um lugar para o outro.
Núcleo
A parte central da Terra, com um diâmetro de 3500 km. Composto por ligas de níquel-ferro, sólidas no núcleo interior (1300 km de diâmetro) e líquidas no exterior.
O____________________________________________________________________________
Oásis
Uma área num deserto quente, onde existe água suficiente para a existência de plantas.
Oceano
1.      A quantidade de água salgada que cobre 71% da superfície da Terra.
2.      Uma das maiores quantidades de água salgada da Terra (os oceanos Árctico, Atlântico, Índico, Pacífico e Austral)
P____________________________________________________________________________
Pangeia
Nome dado ao supercontinente a que se refere a teoria da deriva dos continentes. Este divide-se e forma os continentes norte e sul da Laurásia e Gondwana.
Pastagem
1.      Área onde o gado se alimenta de ervas.
2.      O acto de alimentar o gado nessas áreas.
Pasto
1.      Um lugar com ervas daninhas altas ou outras ervas, onde o gado pasta.
2.      A erva daninha ou outras ervas onde o gado pasta.
Península
Um estreito pedaço de terra que se projecta para a água.
Período glaciário
Um período da história em que a superfície da Terra se encontrava quase totalmente coberta de gelo. Houve pelo menos seis períodos glaciários. A actual, o período Cenozóico, deve ter tido início há 42 milhões de anos. A última evolução no actual período glaciário terminou há cerca de 13000 anos.
Placa tectónica
Um dos sete maiores, ou dos vários mais pequenos, segmentos em que se divide a litosfera.
Planície
Uma área de terra plana ou ondulada desprovida de elevações ou depressões acentuadas.
Planicíe Abissal
Área plana do fundo do oceano, que geralmente se estende desde a base da plataforma continental até a crista médio-oceânica.
Planície de inundação
A parte de um rio que fica inundada na época das cheias.
Plataforma continental
A parte da crosta continental que se encontra abaixo do nível do mar. Normalmente tem uma ligeira inclinação. Termina com uma inclinação mais íngreme, que forma a verdadeira extremidade dos continentes.
Pólo Norte
O ponto geográfico mais a norte da Terra. Assinala o eixo norte de rotação da Terra.
Pólo Sul
O ponto geograficamente mais a sul da Terra. Assinala o eixo sul de rotação da Terra.

Pressão atmosférica
A pressão libertada pelo peso da atmosfera acima de um determinado ponto.
Projecção de um mapa
Um método que permite que a totalidade ou parte da superfície esférica da Terra seja representada num mapa plano. Há várias maneiras de se conseguir isto, mas todas elas distorcem o mapa.
R________________________________________________________________________
Recife
1.      Uma área estreita de rocha ou sedimento (incluindo coral), normalmente coberta durante a maré-alta e exposta na maré baixa.
2.      Um recife de coral.
Recife de coral
Uma extensa e sólida acumulação de coral; divide-se em atóis, recifes em franja e barreiras.
Recursos
Um elemento do ambiente que pode ser utilizado para atender as necessidades humanas. Os recursos podem ser naturais (como a água e os minerais) ou humanos (como as capacidades empresariais de uma população).
S__________________________________________________________________________
Savana
Uma área de vegetação rasteira com alguma árvores e arbustos, que se encontra nas áreas tropicais e subtropicais. É caracterizada por chuvas sazonais e climas secos.
Seca
Pode ser definida meteorologicamente como um longo período de precipitação baixa ou, em termos humanos, ter em conta os impactos na agricultura, fornecimento de água, etc.
Solstício
Qualquer das duas alturas do ano (21-22 de Junho ou 21-22 de Dezembro) em que o sol se encontra mais afastado do Equador. Nessas alturas têm lugar os períodos em que, quer o dia quer a noite, são mais longos.
Sombra de chuva
O lado de uma barreira topográfica voltado para o vento, onde a precipitação é baixa. O ar húmido é empurrado para cima nas encostas voltadas para o vento. Isto origina chuva, reduzindo o conteúdo de humidade do ar, que é ainda mais aquecido e seco à medida que vai descendo as encostas.
Subdução
Quando duas placas tectónicas convergem, uma delas pode deslocar-se para baixo do manto, num processo conhecido por subdução. A placa que desliza é quase sempre a que é composta por uma crosta oceânica mais densa. A fricção ao longo da superfície da placa que fica por cima pode provocar terramotos ou derretê-la, originando actividade vulcânica.
T____________________________________________________________________________
Tectónica das placas
Teoria de que a litosfera está dividida em sete segmentos principais (e vários outros menos importantes) ou placas, que se têm vindo a formar ao longo das cristas médio-oceânicas e empurradas para baixo, para o manto das fossas que se encontram nas profundezas dos oceanos. As placas transportam consigo os continentes, o que explica o seu movimento ao longo do tempo. Os terramotos, vulcões e a actividade tectónica são frequentes na zona de interacção entre as placas.
Terramoto
Um abalo ou uma série de abalos na crosta terrestre, causados por uma súbita libertação da pressão na crosta ou manto superior.
Território
1.      O espaço aéreo, marítimo e terrestre governado por uma autoridade soberana;
2.      Uma área dependente de um Estado soberano, mas submetido a qualquer autoridade;
3.      Um grande pedaço de terra com fronteiras indefinidas;
4.      Na Austrália, Canadá e EUA, uma área sem autonomia enquanto Estado ou província.
Topografia
As características da superfície de uma área. Mais precisamente, refere-se não só as características físicas, como as humanas.
Tornado
Uma violenta tempestade, com ventos de alta velocidade que circulam em redor de uma nuvem em forma de funil com cerca de 100m de diâmetro.
Trópico de Câncer
Uma linha imaginária que rodeia a Terra a 23,5°N e assinala o ponto mais a norte, onde o Sol do meio-dia está a pique numa determinada altura do ano (21-22 de Junho, o solstício de Verão). Assinala o limite norte dos trópicos.
Tundra
Regiões vastas, planas, sem árvores e pantanosas, em geral com o subsolo permanentemente gelado, que alimentam musgos, líquenes, ervas e pequenos arbustos. Inicialmente utilizado para referir a parte norte da Eurásia, o termo passou a abranger também terrenos semelhantes no Árctico, Antárctica e terras altas.
V____________________________________________________________________________
Vale de rifte
Uma passagem comprida e direita formada por falhas, devido a tensão na litosfera.
Vulcão
1.      Uma abertura ou cratera na crosta terrestre, através da qual é expelida lava, gás, rocha e cinza.
2.      Resultado da acumulação de lava e outros materiais vulcânicos em redor de uma cratera.



Este mini-dicionário foi retirado do atlas mundial (da everest editora) editado; e compilado por Carlos Pimentel. Todas as referências foram mantidas conforme o livro (ex: referências a evolução); porém o autor deste blog acredita na teoria do universo criacionista.











Sem comentários:

Enviar um comentário