segunda-feira, 1 de Julho de 2013

O Geólogo e a Geologia

O Geólogo e a Geologia
Entrevista dada pelo Geólogo  Pedro Jacobi à  O Globo, publicada no Guia de Profissões pela Ediouro
O Globo: Como é seu dia a dia no trabalho?
O meu trabalho consiste na direção dos vários projetos  e aquisições  da minha empresa no Brasil, nas áreas de diamantes, ouro, metais básicos e ferro. Coordeno a empresa e os profissionais no Brasil e mantenho contato constante com os nossos escritórios, sócios e acionistas em Seattle, nos Estados Unidos, e em Perth, na Australia.
Com o fuso horário, a carga de trabalho diária e sempre superior a 11 horas,incluindo fins de semana. 
O Globo: Como conseguiu seu primeiro emprego?
Foi  por  intermédio do Geólogo americano Gene Tolbert, fundador   da Terraservice, a precursora da DOCEGEOe descobridor de Carajás. Em 1971, ele foi, pessoalmente, buscar 11 geologos, ainda estudantes, nas principais escolas do pais para trabalhar com ele. Eu era um deles.
Estudava na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O Globo: O que há de melhor e de pior na sua rotina de trabalho?
A busca constante de minérios escondidos, torna a prospecção mineral uma das mais abrangentes, desafiadoras e compensadoras áreas da geologia. O sucesso e sempre o fruto do trabalho criativo e inteligente.
No entanto, não há prospecção  mineral sem insucessos. Na maioria das vezes, são esses insucessos que fazem empresas inteiras desaparecerem do mercado.
O Globo: Quais são os maiores desafios que enfrenta um geólogo?
Na exploração mineral, o profissional deve ser capaz de aliar profundos conhecimentos de geologia com estratégias e pensamentos  criativos, conhecendo os modismos teóricos e passageiros das várias áreas da ciência. O geólogo deve ter a mente inquisitiva e procurar entender as leis naturais e relações de causa e efeito que regem o universo,aplicando esse conhecimento em sua área de atuação.
DESCOBRIR MINÉRIOS,  POCOS  DE PETRÓLEO OU MINAS DE DIAMANTE,PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, SER EXECUTIVO DE EMPRESA DE MINERACAO E ESTUDAR  OUTROS PLANETAS....
Dificil acreditar que atividade tão diferentes  como essas caibam todas na mesma profissão. A explicação esta na definição da própria geologia
viver em contato com a natureza
É a ciência que estuda as características do planeta TERRA, tanto do seu interior quanto de sua superfície. A orígem , a composição e as estruturas do planeta são os principais objetos  do estudo do geólogo.
Depois que termina a graduação, o Geólogo pode se especializar em diversas áreas, entre as quais:

  • PROSPECÇÃO MINERAL: descoberta de bens minerais – metais básicos, gemas, petróleo, gás e demais combustíveis, fosseis, minerais industriais. Existem várias áreas de conhecimento abrangidas pela prospecção, como geoquímica, geofísica, interpretação de imagens de satélites e GIS.
  • GIS: sistema de informações Geográficas- ferramentas fundamentais ao Geólogo explorador.
  • mineraçãoGEOLOGIA DE MINAS: mineração e controle do dia- a- dia, das minas, que abrange diferentes atividades.
  • GEOLOGIA AMBIENTAL: prevenção e proteção do meio ambiente. O Geólogo trabalha  na preservação e avaliação de riscos e de impactos ambientais causados pelo Homem.
  • GEOLOGIA DE ENGENHARIA E GEOTÉCNICA :  planejamento de cidades, obras de engenharia, como estradas, pontes, edifícios, barragensminerais preciosos etc...
  • GEOLOGIA ECONÔMICA: avaliação das chances de sucesso de projetos  minerais, minas e demais atividades  correlatas
  • GEOLOGIA MARINHA: um dos ramos em expansão da  carreira, estuda e atua na preservação dos mares e seus recursos.
  • ASTRONOMIA E CONQUISTAS ESPACIAIS: por meio da geologia são compreendidos os processos de formação e desenvolvimento dos planetas e demais objetos cósmicos.espaço
  • EDUCAÇÃO: ensino, tanto no nível básico quanto no superior.
A geologia permite que o profissional atue em qualquer lugar do mundo. Por isso, o domínio de uma língua estrangeira, em especial o inglês, é fundamental. A rotina de trabalho pode variar bastante em uma função para outra e, em alguns casos, geólogos podem trabalhar ate dez horas por dia. Também é comum, quando fazem trabalho de campo, passarem dias em locais de difícil acesso e sem conforto.
VOCE É CURIOSO E CRIATIVO? GOSTA DE PESQUISAR E ESTUDAR?  TEM RESISTÊNCIA FÍSICA PARA TRABALHAR POR VÁRIAS HORAS EM LOCAIS SEM CONFORTO? GOSTA DA NATUREZA?
  • COMO É O CURSO   Dura, em média, cinco anos. Inicialmente, a ênfase é em disciplinas básicas, como quÍmica, matemática e física, mas são estudadas matérias mais especificas como mineralogia, geologia estrutural, paleontologia e topografia. Posteriormente o curso concentra-se nas matérias específicas da geologia.
  • COMO É O MERCADO?  Em alta entre 2004 a 2008. O ciclo de baixa de 2008 a 2009 está acabando e estima-se que a procura deva durar vários anos se não décadas. Há muitas oportunidades na área de prospecção  mineral e em  atividades ligadas ao meio ambiente. Geólogos também podem ocupar altos cargos em empresas do setor mineral e de Ciências da Terra. E é cada vez maior o número de Geólogos-Empresários, donos de empresas de mineração e de meio ambiente.
  • QUANTO GANHA?     O salário médio inicial varia bastante. Estima-se que o salário mínimo de um geólogo júnior deve estar em torno de 06 (seis) vezes o Salário Mínimo comum, vigente no País. Naturalmente o salário evolui conforme a experiência do profissional. Consultores experientes cobram a partir de mil dólares por dia. Geólogos analistas, que avalizam transações de  empresas de mineração em bolsas de valores, são, também, muito bem remunerados. O Geólogo tem um salário entre o topo dos profissionais correlatos.