terça-feira, 9 de julho de 2013

Glossário do Petróleo


A |volta|

Ácido
- Composto químico que, em solução em água, libera íons hidrogênio (H+).
Aerofotogrametria - Método de obtenção de informações topográficas através de fotografias aéreas. Alçaponamento - Ver trapa. Álcool - Qualquer composto orgânico que contenha, pelo menos, uma hidroxila (íon OH-) ligada diretamente a um átomo de carbono. Álcool etílico - Etanol. Derivado do etano, composto por dois átomos de carbono, cinco átomos de hidrogênio e um íon OH. C2H5OH. Álcool etílico anidro carburante (AEAC) - Comumente chamado de álcool anidro. Utilizado em mistura com a gasolina, com o objetivo de aumentar o poder antidetonante em motores de Ciclo Otto. A quantidade de água encontrada no álcool anidro deve ser ínfima, daí seu nome (anidro = sem água). Álcool etílico hidratado carburante (AEHC) - Comumente chamado de álcool hidratado. Utilizado no Brasil como combustível em motores de Ciclo Otto. Também utilizado para fins industriais. Contém pequeno percentual de água. Álcool metílico - Metanol. Derivado do metano. Composto por um átomo de carbono, três de hidrogênio e um íon OH- (CH3OH). Ararajuba - Ave psitaciforme de coloração predominantemente amarela, com penas verdes nas pontas das asas. Encontrada nos Estados do Pará e Maranhão. Também conhecida como guaruba, aiurujuba, guarajuba, marajuba e tanajuba. Árvore de natal - Conjunto de válvulas que controla a pressão e vazão de um poço. Árvore de natal molhada - Conjunto de válvulas, colocado sobre o solo oceânico, que controla a pressão e vazão de um poço submarino. Asfalto ou Betume - mistura de hidrocarbonetos obtida como resíduo de destilação do óleo bruto e usada principalmente na pavimentação de estradas.
B
|volta|


Bbl/dia
ou bpd - barris por dia.
Barril - unidade de volume equivalente a 158,98 litros. Barril de óleo equivalente - Unidade utilizada para permitir comparar (converter), em equivalência térmica, um volume de gás natural com um volume de óleo.
Benzeno - Líquido incolor, volátil, com cheiro característico, cuja molécula tem uma estrutura cíclica típica (C6H6). Usado como solvente e como matéria-prima para obtenção de diversos outros produtos. Betume - Ver asfalto. Betume natural - Porção do petróleo encontrada no estado sólido ou semi-sólido, nas condições de reservatório. Usado no passado para impermeabilização de esquifes, cisternas, embarcações. Também utilizado para iluminação noturna em tochas, no antigo Egito. Butano - Hidrocarboneto saturado com quatro átomos de carbono e dez átomos de hidrogênio (C4H10). É gasoso, incolor e possui cheiro característico. Empregado como combustível doméstico e como iluminante. Também utilizado como fonte de calor industrial em caldeiras, fornalhas e secadores.
C |volta|

Cabotagem
- navegação realizada próxima à costa, podendo utilizar acidentes geográficos, como cabos (daí seu nome), como pontos de referência.
Campo de gás - Área geográfica, na superfície, correspondente à projeção de reservatórios de gás. Campo de óleo - Área geográfica, na superfície, correspondente à projeção de reservatórios de óleo. Carburante - Produto químico cuja combustão permite obter energia mecânica em motores térmicos. Catalisador - Substância que, por sua presença, modifica a velocidade de uma reação química, sem se alterar no processo. Cavalo de pau - Unidade de bombeio utilizada em poços terrestres, assim designada por sua semelhança com um cavalo de pau. Chumbo tetraetila - Aditivo utilizado para aumentar o poder antidetonante da gasolina. Por ser altamente poluente e cancerígeno, tem sido substituído por outros aditivos. Brasil e Japão foram os primeiros países do mundo a eliminar totalmente o chumbo tetraetila da gasolina. Claros - Ver derivados claros. Ciclo Diesel - Ciclo termodinâmico utilizado em motores, no qual a explosão se dá espontaneamente, em função das elevadas pressões alcançadas. O combustível utilizado nesses motores é chamado óleo diesel. Ciclo Otto - Ciclo termodinâmico utilizado em motores, no qual a explosão se dá a partir da ocorrência de uma centelha. Utiliza como combustível gasolina, alcool ou sua mistura. Completação - Conjunto de operações que possibilita a colocação de um poço de óleo ou gás em produção. Condensado - Hidrocarboneto leve que, nas condições de reservatório, se encontra no estado gasoso, tornando-se líquido à temperatura ambiente. Coqueamento - Processo para obtenção de coque. Coque de petróleo - Produto sólido, negro e brilhante, obtido por craqueamento de resíduos pesados, essencialmente constituído por carbono (90 a 95%), e que queima sem deixar cinzas. Bom combustível para metalurgia e indústria de cerâmica. Craqueamento - transformação por ruptura (cracking, quebra) de moléculas grandes em moléculas menores. Utilizado para transformar óleos pesados, de pequeno valor, em derivados de petróleo mais leves, como GLP e nafta, produtos de maior valor. Craqueamento a vapor - Craqueamento realizado em presença de vapor d'água. Craqueamento catalítico - Craqueamento realizado com a presença de catalisadores. Crosta terrestre - Litosfera. Parte externa consolidada da Terra. Cru reduzido - Mistura de hidrocarbonetos pesados. É a fração mais pesada do petróleo, obtida no processo de destilação atmosférica.
D |volta|


Derivados claros -
Designação genérica de alguns derivados de petróleo, entre os quais a gasolina, o querosene e o diesel. Possuem coloração clara, daí sua classificação. São líquidos e pouco viscosos.
Derivados escuros - Designação genérica de alguns derivados de petróleo, entre os quais o óleo combustível e o asfalto. Possuem coloração escura e alta viscosidade. Desparafinação - Processo que objetiva a retirada de parafinas. Destilação - Separação de misturas em várias frações por vaporização, seguida de condensação. Destilação a vácuo - Destilação que se realiza numa coluna de fracionamento a uma pressão inferior à pressão atmosférica. Diesel - Ver óleo diesel. Diesel metropolitano - Combustível automotivo com especificações mais rigorosas quanto ao teor de enxofre (menor quantidade de enxofre), para uso no transporte urbano. A menor quantidade de enxofre objetiva reduzir a poluição nas cidades.
Dióxido de carbono - CO2 - Gás carbônico. Gás incolor e inodoro.
E |volta|

Escuros
- Ver derivados escuros.
Estação de bombeamento - Conjunto de equipamentos destinados a transmitir energia mecânica ao fluido (petróleo ou derivados) para permitir seu deslocamento ao longo dos dutos. Estrato - Camada de terreno.
F |volta|

FCC
- Abreviatura de Fluid Catalitic Cracking (Craqueamento Catalítico Fluido) - Processo de craqueamento no qual o catalisador se apresenta na forma de pequenas partículas sólidas, formando um leito fluido.
Fluido - Designação comum a líquidos e gases. Fluxo bifásico - Fluxo simultâneo de dois fluidos em estados físicos diferentes. Por exemplo: petróleo (líquido) e gás natural (gasoso). Folhelho - Rocha argilosa folheada e impermeável. Folhelho betuminoso - Folhelho impregnado com betume. Xisto. Fóssil - Vestígio ou resto petrificado ou endurecido de seres vivos que habitaram a Terra antes do holoceno e que se conservaram sem perder as características essenciais. Fossilização - Conjunto de processos naturais que permitem a conservação dos restos ou vestígios de fósseis. Fração - Parte de um todo. Um dos hidrocarbonetos ou mistura de hidrocarbonetos que compõem o petróleo. Fracionamento - Separação das partes que compõem uma mistura. Separação dos derivados que compõem o petróleo.
G |volta|

Gás
- Um derivado de petróleo é denominado gás quando, nas condições de pressão e temperatura da superfície, se apresenta em estado gasoso.
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos, predominantemente propano e butano. São armazenados no estado líquido através da elevação da pressão ou da redução da temperatura. Gás natural - Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos (metano e etano, principalmente), obtida da extração de jazidas. Utilizado como combustível industrial, doméstico e automotivo. Gasoduto - Conduto que permite o transporte de grandes quantidades de gás a grandes distâncias. Gasóleo - Derivado de petróleo, mais pesado do que a nafta e mais leve que o óleo combustível, obtido no processo de destilação. Utilizado como matéria-prima de processos secundários (craqueamento), para obtenção de GLP e gasolina. Dentro de certos limites, pode ser utilizado como óleo diesel ou como diluente para óleos combustíveis. Gasolina - Mistura de hidrocarbonetos, que destila entre 30º C e 150º C. Constitui a parte mais volátil do petróleo bruto. Utilizada em motores de Ciclo Otto. Gasolina natural - Mistura de hidrocarbonetos leves, com algumas características da gasolina, obtidos a partir do gás natural. Geofísica - Ciência que estuda os fenômenos físicos que afetam a Terra. Física terrestre. Geologia - Ciência que estuda a origem, formação e sucessivas transformações do globo terrestre.
H |volta|

Hidrogênio -
Elemento químico de número atômico 1, gasoso, incolor.
Hidrocarboneto - Composto químico constituído apenas por átomos de carbono e hidrogênio. Hidrocarboneto aromático - Aquele que possui, em sua molécula, pelo menos um anel de benzeno. Hidrogenação - Processo de transformação de um composto não-saturado em composto saturado, pela introdução de átomos de hidrogênio. Holding - Empresa central que controla um conjunto de outras empresas. Hulha - Carvão mineral, carvão de pedra.
I |volta|

Índice de octano -
(octanagem) Indicador da capacidade de um produto resistir a altas pressões sem que ocorra explosão espontânea.
Inodoro - Que não tem cheiro. Íon - Átomo com excesso ou falta de elétrons, acarretando, respectivamente, carga negativa ou positiva. Isomerização - Processo de transformação de uma substância em um isômero desta. Isômero - Composto cuja molécula contém as mesmas espécies e o mesmo número de átomos que outra, mas difere dessa outra em sua estrutura molecular.
J |volta|

Jazida
- Depósito natural de uma ou mais substâncias úteis.
Jaqueta - Estrutura de suporte de uma plataforma fixa.
L |volta|

Laboratório
- Local destinado ao estudo experimental de qualquer ramo da ciência, ou à aplicação dos conhecimentos científicos com objetivo prático, como análises de produtos para verificação de seus componentes e características.
Lama de perfuração - Mistura de diversos componentes utilizada durante a perfuração de um poço de petróleo, com o objetivo de manter a pressão superior ao das formações atravessadas e evitar que as paredes do poço desmoronem. Lâmina d'água - Distância entre a superfície da água e o fundo do mar. Lastro - Tudo que se coloca no porão de um navio para lhe dar estabilidade. No caso de petroleiros, é utilizada a própria água do mar. Lubrificação - Ato ou efeito de lubrificar, colocar lubrificante. Lubrificante - Substância colocada entre duas superfícies, com o objetivo de reduzir o atrito e o desgaste.

M |volta|

Metano -
Hidrocarboneto gasoso incolor cuja molécula é constituída por um átomo de carbono e quatro de hidrogênio (CH4).
Metanol - (CH3OH) Álcool metílico. Monobóia - Bóia onde se ancoram navios em alto-mar. Monóxido de carbono - (CO) Gás incolor e inodoro, altamente tóxico. Produzido na queima incompleta de combustíveis.
N |volta|

Nafta
- Fração de destilação do petróleo, constituída por hidrocarbonetos de baixo ponto de ebulição. Utilizada como matéria-prima na indústria petroquímica, fornecendo, através de craqueamento, uma grande variedade de produtos.
Navio-cisterna - Navio utilizado para armazenamento da produção de petróleo. Navio mineropetroleiro - Navio destinado ao transporte de minério e petróleo. Navio-petroleiro - Navio destinado ao transporte de petróleo e derivados. Navio-sonda - Navio dotado de equipamentos que permitem a perfuração ou a completação de um poço submarino. Navio-tanque - Ver petroleiro.
O |volta|

Octanagem -
Ver índice de octano.
Óleo - Porção do petróleo existente na fase líquida nas condições originais de reservatório, que permanece líquida nas condições de pressão e temperatura de superfície. Óleo combustível - Mistura de hidrocarbonetos utilizados em grande variedade de equipamentos industriais destinados à geração de energia ou calor. É largamente usado nas indústrias para aquecimento de caldeiras, fornos, fornalhas. Óleo diesel - Mistura de hidrocarbonetos que tem amplo emprego como combustível em motores a explosão (ciclo diesel), em caminhões, ônibus, tratores, equipamentos pesados para construção, navios, locomotivas, motores estacionários. É também usado como fonte de calor. Oleoduto - Sistema constituído de tubulações e estações de bombeamento, destinado a conduzir petróleo ou seus derivados líquidos.
P |volta|

Paleontologia
- Ciência que estuda animais e vegetais fósseis.
Ponto de ebulição - Temperatura em que, sob pressão constante, um líquido está em equilíbrio com bolhas de vapor. Paleozoologia - Ramo da Paleontologia que estuda os animais fósseis. Parafina - Mistura incolor de hidrocarbonetos saturados sólidos, extraída do petróleo, utilizada na indústria de velas, papéis, lonas, baterias, pilhas, laticínios, frigoríficos e de determinados produtos químicos. Em química, utilizado como designação genérica dos hidrocarbonetos saturados. Petróleo - Mistura constituída predominantemente de hidrocarbonetos, que ocorre na natureza nos estados sólido, líquido e gasoso. Petróleo aromático - Petróleo com elevada composição de hidrocarbonetos aromáticos. Petróleo bruto - Petróleo no estado em que se apresenta na natureza, sem ter sofrido processamento. Petróleo naftênico - Petróleo com elevada composição de hidrocarbonetos naftênicos. Petróleo parafínico - Petróleo com elevada composição de hidrocarbonetos parafínicos. Petroquímica - Indústria dos produtos químicos derivados do petróleo. Plataforma auto-elevável - Plataforma marítima com três ou mais pernas de tamanho variável, que pode ser posicionada em locais de diferentes profundidades, apoiando as pernas no fundo do mar, elevando-se acima da superfície marítima. Plataforma continental - Zona imersa que declina suavemente, a começar da praia até o talude continental. Plataforma fixa - Plataforma montada sobre estrutura fixa (jaqueta), que se apóia no fundo do mar. Plataforma semi-submersível - Pataforma marítima com flutuadores, sem apoio no solo submarino. Poço surgente - Poço no qual o petróleo sobe à superfície espontaneamente, em função da pressão existente no reservatório.
Propano - Hidrocarboneto saturado com três atomos de carbono e oito de hidrogênio (C3H8). É gasoso, incolor e possui cheiro característico. Empregado como combustível doméstico e como iluminante. Também utilizado como fonte de calor industrial em caldeiras, fornalhas e secadores. Propaneiro - Navio destinado ao transporte de derivados de petróleo gasosos. Prospecção - Método ou técnica empregada para localizar e calcular o valor econômico de jazidas minerais.
Q |volta|

Quadro de bóias
- Conjunto de bóias para amarração de um navio.
Querosene de aviação - (QAV) - Derivado de petróleo utilizado como combustível em turbinas de aviões a jato. Também conhecido como querojato. Querosene iluminante - Derivado de petróleo utilizado como fonte de luz. Também usado como combustível doméstico. Química - Ciência que estuda a estrutura das substâncias e suas transformações.
R |volta|

Refinação
- Conjunto de processos destinados a transformar o petróleo bruto em produtos adaptados às necessidades dos consumidores.
Reserva - Volume de petróleo que ainda poderá ser obtido como resultado da produção de um reservatório. Reservatório - Rocha permeável e porosa onde está armazenado o petróleo. Resíduo - Fração mais pesada que resta após a retirada das partes leves. Rocha-reservatório - Rocha porosa com capacidade de armazenar líquidos e gases. Royalty - Valor pago pelo direito de uso de um bem pertencente a outrem.
S |volta|

Sísmica
- Técnica de obtenção de informações geológicas através da captação de sinais sonoros refletidos nas camadas subterrâneas.
Sonda - Equipamento utilizado para realizar perfurações.
T |volta|

Talude continental
- Parede de declividade acentuada, que mergulha da extremidade da plataforma para os abismos oceânicos.
Termodinâmica - Parte da Física que investiga os processos de transformação de energia e o comportamento dos sistemas nesses processos. Tonelagem de porte bruto (TPB) - Tonelagem total que pode ser embarcada em um navio. Além da carga comercial, inclui combustível, tripulação, víveres, etc. Trapa - Anomalia na geometria de uma seqüência de rochas, que gera condições de acumulação de petróleo. Tubulação - Equipamento utilizado para conduzir fluidos.
V |volta|

Vaporização
- Passagem do estado líquido para o estado gasoso.
Volátil - Líquido que, nas condições ambientes, se torna gasoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário