segunda-feira, 1 de julho de 2013

Geofísica Elétrica

Geofísica Elétrica

(Luiz Rijo - www.rijo.pro.br) - A Geofísica Elétrica trata dos métodos geofísicos elétricos e eletromagnéticos. Eles são usados na prospecção mineral, exploração de petróleo e gás, prospecção de água subterrânea e estudos ambientais.
Entre os métodos elétricos destacam-se: Sondagens Elétricas Verticais (VES) Schulumbeger e Wanner, Caminhamentos Horizontais Dipolo-Dipolo e Polarização Induzida (IP).
Com relação aos eletromagnéticos, destacam-se os seguintes métodos: Magnetotelúrico (MT), Métodos eletromagnéticos no domínio da freqüência (FDEM), Métodos eletromagnéticos no domínio do tempo (TDEM), marine Controlled - Source Eletromagnetic (mCSEM) e Ground Penetrating Radar (GPR).
Alguns métodos são usados na superfície do terreno, outros em aeronaves, uns em poços e até no fundo do mar.
Todos esses métodos visam mapear indiretamente a distribuição de resistividade (ou condutividade) das rochas abaixo da superfície do terreno (ou do mar).
O objetivo final é interpretar os mapas de resistividade em termos da geologia e localizar, se possível, a profundidade e a geometria de depósitos minerais, de reservatório de petróleo e gás, de reservatórios de água subterrânea e áreas de contaminação ambiental, dependendo de cada método.
Além dos métodos elétricos e eletromagnéticos existem outros métodos geofísicos, por exemplo, a sísmica e os métodos potenciais (gravimetria e magnetometria).
A aplicação integrada de vários métodos geofísicos numa mesma campanha é fundamental para minimizar o risco exploratório.

Sem comentários:

Enviar um comentário