segunda-feira, 1 de julho de 2013

Da pesquisa científica à exploração

Da pesquisa científica à exploração

A utilização da tecnologia geofísica não está limitada às industrias de recursos minerais. É também empregada em muitas outras áreas da pesquisa científica e da exploração. Exemplo bem claro está na cena de abertura do filme Jurassic Park onde Alan Grant e sua equipe de cientistas e pesquisadores utilizam a sísmica para revelar o esqueleto de um extinto velociraptor enterrado.
Em Arqueologia, por exemplo, a Geofísica é utilizada para encontrar ruínas de cidades enterradas, muros, aquedutos e cavernas. O radar de penetração do solo (GPR) e a perfilagem da resistividade são métodos bastante utilizados nessa área. A Oceanografia e as Ciências Atmosféricas também adotam a Geofísica para analisar a estrutura e os movimentos da atmosfera e dos oceanos.

Hoje em dia, os métodos geofísicos são usados extensivamente na exploração da subsuperfície, pois além de produzirem resultados rápidos e acurados, ainda mais importante é seu aspecto ambientalmente correto, pois não são destrutivos nem invasivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário