quarta-feira, 8 de maio de 2013

Vulcão em erupção na Indonésia é registrado por satélite da Nasa



Vulcão em erupção na Indonésia é



registrado por satélite da Nasa


Paluweh emitiu nuvem branca de fumaça e cinzas no Mar das Flores.
Imagem foi feita no dia 29 de abril e divulgada esta semana.


Nuvem branca de fumaça e cinzas é vista sobre o vulcão Paluweh, na Indonésia, em imagem feita no dia 29 de abril e divulgada agora (Foto: Robert Simmon, Nasa's Earth Observatory, using data from USGS and NASA)
O satélite Landsat, da agência espacial americana (Nasa), sobrevoou o Mar das Flores, na Indonésia, e registrou uma imagem do vulcão Paluweh entrando em erupção. A região fica no Oceano Pacífico, no limite com o Índico.

A foto foi feita no dia 29 de abril e divulgada esta semana. A nuvem branca de fumaça e cinzas expelida pelo vulcão se dirigiu para noroeste, no sentido das florestas verdes da ilha e do mar tropical.
Pelo calor emitido por mais de 8 quilômetros, um instrumento do Landsat identificou um ponto quente no topo do Paluweh, onde a lava escorreu nos últimos meses.
Esse instrumento também detecta mudanças sutis de temperatura, dentro de um décimo de grau Celsius.
O programa Landsat é uma missão conjunta da Nasa e do Serviço Geológico dos EUA. No fim de maio, o satélite terá sua calibração concluída e será renomeado para Landsat 8. Seus dados serão processados, arquivados e distribuídos de forma gratuita na internet

.

Sem comentários:

Enviar um comentário