segunda-feira, 13 de maio de 2013

OMS afirma que o novo coronavírus é contagioso

OMS afirma que o novo coronavírus é contagioso

DM.com.br
Ryadh Exnalto
A Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que o novo coronavírus, que matou 18 pessoas desde o início do surto, pode ser transmitido entre seres humanos por contato prolongado. O anúncio surge depois que as autoridades francesas comunicaram que um companheiro de quarto contraiu o vírus.
Este novo vírus está ativo desde 2012, não tem origem conhecida, embora os primeiros casos surgiram no Oriente Médio. O que se sabe é que ele desenvolve "pneumonia grave como em muitas das pessoas afetadas, e em outros é como um resfriado leve" explica a OMS. A maioria das pessoas infectadas até agora têm sido homens mais velhos, que geralmente já possuem outras doenças.
"A preocupação é que o vírus pode se espalhar entre as pessoas , como está sendo afirmado em diferentes países ", declara um especialista. Desse modo que se faça uma ação urgente para aumentar a consciência pública e os níveis de vigilância da infecção. O caso mais marcante é a de um centro de saúde na Arábia Saudita, onde 15 pacientes foram infectados, oito morreram.
O homem infectado compartilhou um quarto de hospital em Valenciennes por quatro dias, de 27 a 29 de abril, com um paciente do qual não se sabia que tinha o coronavírus. O homem, que está na UTI foi uma das 124 pessoas que tiveram contato com o primeiro paciente. As autoridades abriram uma investigação que descobriu dois casos suspeitos:  a de um parente do paciente, que foi isolado em sua casa e não desenvolveu a doença, e infectados, internados na Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário de Lille.
O Ministério dos Assuntos Sociais e da Saúde explicou que continua sua investigação epidemiológica para identificar as pessoas que tenham estado em contacto com este novo caso de infecção com o novo coronavírus. Ele deixou claro que as autoridades francesas estão monitorando a situação com muito cuidado e vão comunicar ao público as novas informações sobre casos de coronavírus.
Embora esse coronavírus seja novo, há um outro motivo de preocupação, é um microorganismo da mesma família do que causou o surto de SARS há 10 anos, o que resultou em mais de 800 mortes, diz a OMS. Não é o mesmo, mas neste caso, pesa na memória dos especialistas.

Fonte: Yahoo noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário