sexta-feira, 10 de maio de 2013

Estudo diz que água da Terra e da Lua pode ter origem comum

Estudo diz que água da Terra e da Lua pode ter origem comum

Cientistas analisaram moléculas e encontraram isótopos similares.
Estudo americano foi publicado pela 'Science'.


Estudo publicado na “Science” aponta que a água existente na Terra e na Lua pode ter a mesma origem. Os autores analisaram material vulcânico lunar trazido pelas missões Apollo 15 e Apollo 17, da Nasa. Eles concluíram que os isótopos de hidrogênio que há nesse magma solidificado são semelhantes aos da água terrestre.
Eles apontam ainda que as moléculas de água encontradas no magma lunar têm composição isotópica idêntica daquela encontrada em condritos carbonáceos, que são meteoritos muito antigos que podem ter trazido a água para nosso sistema solar há muitos anos.
Com base nisso, os autores, que são da Universidade Brown, da Carnegie Institution e da  Case Western Reserve University, todas nos EUA, supõe que a Terra já tinha água quando ocorreu o grande impacto com um corpo celeste que teria dado origem à Lua.
Concepção artística de uma colisão planetária mostram um impacto similar ao que teria ocorrido na Terra, levando à criação da Lua (Foto: Divulgação/Nasa/JPL-Caltech)Concepção artística de uma colisão planetária mostram um impacto similar ao que teria ocorrido na Terra, levando à criação da Lua (Foto: Divulgação/Nasa/JPL-Caltech)
fonte: g1.globo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário