quarta-feira, 15 de maio de 2013

Apesar de impacto ambiental, China autoriza construção de hidrelétrica

Apesar de impacto ambiental, China autoriza construção de hidrelétrica

Represa de Shuangjiangkou, no Rio Dadu, será a maior do país.
Governo deu aval, mesmo com impacto em plantas e peixes raros.

O Ministério do Meio Ambiente da China autorizou a construção da maior represa de hidrelétrica do país, apesar de reconhecer que ela terá impacto em plantas e em peixes raros. A represa, com uma altura de 314 metros, servirá a usina de Shuangjiangkou no rio Dadu no sudoeste da província de Sichuan.
A ser construída ao longo de dez anos por uma subsidiária da empresa de energia estatal Guodian Group, espera-se que a unidade custe 24,68 bilhões de iuanes (US$ 4,02 bilhões).
O ministério informou em comunicado divulgado no final da terça-feira (14) que a avaliação de impacto ambiental reconheceu que o projeto terá impacto negativo em peixes raros e na flora da região, além de afetar uma reserva natural local.
Os desenvolvedores do projeto, de acordo com a pasta, prometeram adotar "contramedidas" para mitigar os efeitos. O projeto ainda precisa do aval formal do Conselho de Estado, o gabinete chinês.
A China quer elevar a parcela de combustíveis não-fósseis em seu mix energético para 15% até 2020, contra 9,4% em 2011. A energia hidrelétrica deve fazer a maior contribuição para esse esforço.
  •  
Ilustração mostra como ficará a represa de Shuangjiangkou, que será instalada no centro da China (Foto: Divulgação/Chidi)Ilustração mostra como ficará a represa de Shuangjiangkou, que será instalada no centro da China (Foto: Divulgação/Chidi)
 
Fonte: g1.globo.com
 

Sem comentários:

Enviar um comentário