quarta-feira, 15 de maio de 2013

Grande telescópio mexicano inicia observação do universo

Grande telescópio mexicano inicia observação do universo


O Grande Telescópio Milimétrico, o projeto de pesquisa científica mais ambicioso do México, iniciou seus trabalhos de observação científica 17 anos após o começo de sua construção, informou nesta terça-feira o Instituto Nacional de Astrofísica Ótica e Eletrônica (INAOE).
"Fizemos as primeiras observações possíveis de duas galáxias paralelas. O próximo passo é analisar estas imagens e com isto gerar conhecimentos valiosos para o mundo", explicou Miguel Chávez, diretor científico do telescópio.
O Grande Telescópio está situado a 4.600 metros de altitude, no topo do vulcão Sierra Negra, estado de Puebla (centro), e conta com uma antena parabólica de 50 metros de diâmetro, a maior do mundo, segundo o INAOE.
O projeto começou em 1996 e exigiu, no total, um investimento de 180 milhões de dólares, com a universidade de Massachusetts contribuindo com 60 milhões.
"O início da operação científica representa um ato único no México, pois a comunidade astronômica do nosso país se encontra fazendo história e ingressando em um grupo seleto da astronomia mundial", disse David Hughes, diretor do projeto do Grande Telescópio.
Para esta primeira etapa de observação, foram escolhidos 11 projetos de um total de 34 propostas envolvendo mais de 150 pesquisadores - nacionais e internacionais - interessados em desenvolver trabalhos no Grande Telescópio.

Fonte: yahoo noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário