segunda-feira, 13 de maio de 2013

EUA devolve fósseis de dinossauros à Mongólia

EUA devolve fósseis de dinossauros à Mongólia
O esqueleto semi-completo de um Tyrannosaurus bataarencontrado no deserto de Gobi na MongóliaVer foto
A Mongólia pode precisar de mais vitrines para a primeira exposição de seu museu dos dinossauros, depois do anúncio feito esta sexta-feira pelos Estados Unidos de que devolverá ao país asiático uma nova coleção de fósseis roubados.
Na segunda-feira, as autoridades já tinham devolvido à Mongólia o esqueleto quase completo de um tiranossauro de 70 milhões de anos, um parente distante do famoso e terrível T.rex, na primeira repatriação do tipo a este país.
Os restos do esqueleto quase completo de um 'Tiranosaurio bataar' foram encontrados no deserto de Gobi e vendidos ilegalmente em um leilão por 1,05 milhão de dólares nos Estados Unidos no ano passado, antes da intervenção das autoridades.
Agora, os promotores federais de Manhattan afirmam que também será restituída uma grande quantidade de outros vestígios pré-históricos.
Entre eles estão dois tiranossauros, um hadrossauro, pelo menos seis esqueletos de oviraptor e diversos fósseis, inclusive restos de Gallimimus.
A ministra da Cultura, Esportes e Turismo da Mongólia, Oyungerel Tsedevdamba, afirmou nesta semana que seu país planeja construir um Museu Central de Dinossauros da Mongólia e que os ossos do tiranossauro repatriado na segunda-feira seriam os "primeiros ser exibidos".

Fonte: Yahoo noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário