quinta-feira, 23 de maio de 2013

Entenda o que os cientistas já sabem sobre a formação de tornados

Entenda o que os cientistas já sabem sobre a formação de tornados

Pesquisadores ainda não desvendaram todos os mistérios do evento.
Fenômeno é o que tem maior potencial de destruição local na natureza.

Do G1, em São Paulo
6 comentários
O estado de Oklahoma, atingido por um tornado nesta segunda-feira (20), faz parte de uma região conhecida como “corredor dos tornados”, que tem uma das maiores incidências globais do fenômeno. Os Estados Unidos são o país onde esses ventos são mais comuns – são cerca de 1,2 mil por ano.
Um tornado é uma coluna de ar que gira em redemoinho em uma velocidade que pode ultrapassar os 400 km/h – o que faz dele o fenômeno natural com maior capacidade de destruição local.
Embora os tornados possam ocorrer em qualquer época do ano, os meses de maio e junho – primavera no hemisfério Norte – são os que têm mais ocorrências na região. É quando a massa de ar frio que vem do Canadá se encontra com a massa de ar quente que vem do Caribe sobre as planícies do centro do país, onde está Oklahoma.
Os cientistas ainda não conseguiram desvendar todos os mistérios por trás dos tornados, mas conhecem algumas das condições necessárias para que eles se formem. A principal delas é a presença de nuvens muito carregadas, o que ocorre quando essas massas de ar se encontram.
Essas nuvens – chamadas de cumulonimbus – puxam ar de áreas mais baixas, como as planícies. Dentro delas, o ar circula muito, adquire grande velocidade e forma colunas de ar. Quando essa coluna desce até o solo, forma um tornado.
As informações do infográfico abaixo foram obtidas junto à Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).
infográfico tornado CIÊNCIA (Foto: 1)

Sem comentários:

Enviar um comentário