sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Formas Cristalinas




Forma é um conjunto de faces que compõe o cristal. Em seu significado mais comum, o termo forma é usado para indicar a aparência externa geral, mas na cristalografia esta aparência externa é indicada pela palavra hábito . Forma simples é um conjunto de faces equivalentes repetidas pelos elementos de simetria do cristal .

Forma combinada é aquela formada por mais de uma forma simples. Forma aberta é um conjunto de faces que não limita espaço. Forma fechada é um conjunto de faces equivalentes que limitem uma porção do espaço.

Assim, um cristal exibe normalmente diversas formas em combinação umas com as outras, mas pode ser apenas uma, desde que esta seja uma forma fechada. No caso de formas abertas, necessita-se pelo menos duas delas para formar o cristal, já que qualquer combinação de formas deve encerrar espaço.>

São formas abertas:

1. Pédion : uma face única
2. Pinacóide : duas faces paralelas
3. Domo : duas faces não paralelas simétricas em relação a um plano de simetria (telhadinho).
4. Esfenóide : duas faces não paralelas simétricas em relação a um eixo de simetria binário.
5. Prisma : forma composta por 3,4,6, 8 ou 12 faces, todas paralelas a um dos eixos, geralmente
um dos eixos cristalográficas. 6. Pirâmide : forma composta por 3,4,6,8 ou 12 faces, simétricas a um mesmo eixo, geralmente um dos eixos cristalográficos.

São formas fechadas:

1. Bisfenóide : forma de 4 faces, na qual duas faces do esfenóide superior se alternam com as do esfenóide inferior.
2. Bipirâmide : forma de 6,8,12,16 ou 24 faces, que podem ser consideradas como formadas por pirâmides mediante reflexão sobre um plano de simetria horizontal.
3. Escalenoedro : forma de 8 ou 12 faces, cada uma com a forma de um triângulo escaleno.
4. Trapezoedro : forma com 6, 8 ou 12 faces, com forma de trapezóide.
5. Romboedro : forma composta por 6 faces cujas arestas de interseção não formam ângulos retos entre si. Pertence ao sistema trigonal.
6. Todas as formas do sistema cúbico.

Sem comentários:

Enviar um comentário