sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Anticiclones e cristas

Anticiclones
Uma região de pressões atmosféricas relativamente altas é denominada anticiclone. Em seu centro a pressão é máxima, com as isóbaras são fechadas ao seu redor. Os ventos são fracos, e a região está associada às condições de tempo bom, com ou sem pouca formação de nuvens e sem chuva. A circulação dos ventos em torno do seu centro é um movimento de sentido anti-horário, no Hemisfério Sul.
Exemplo da configuração de um anticiclone é verificado no mapa de pressão atmosférica, de centro de 1018 hPa (letra A em azul), próximo ao Uruguai.
Análise do campo de pressão
  Crista
Uma região de pressão atmosférica relativamente alta alongada com altas pressões em suas isóbaras é denominada crista de alta pressão. A crista é representada pelas isóbaras arredondadas que se m para o exterior de um anticiclone. A pressão em um ponto da linha da crista é mais alta do que nos pontos adjacentes que se encontram ao lado da mesma. A imagem abaixo mostra a crista de alta pressão desde o Uruguai e Rio Grande do Sul indo na direção do Oceano Atlântico.
Análise do campo de pressão

Sem comentários:

Enviar um comentário