segunda-feira, 29 de abril de 2013

GLOSSÁRIO CARTOGRÁFICO


GLOSSÁRIO CARTOGRÁFICO - FONTE IBGE (Instituto Brasileiro de Geodesia)

Aceleração da Gravidade
Força resultante da atração gravitacional da massa da Terra e da força centrífuga de sua rotação, exercida sobre um elemento de massa. Varia de acordo com a posição na superfície, devido à rotação, à topografia e às variações da densidade interna da Terra.

Açude
Pequeno reservatório de água natural ou artificial.

Aerofotogrametria
Vide Fotogrametria.

Altimetria
Conjunto de processos que objetivam a determinação da altitude de uma dada estação geodésica.

Altitude
Distância vertical a partir de um referencial, geralmente o nível médio dos mares, ao ponto considerado. As altitudes obtidas pelo rastreio de satélites artificiais têm como referência um elipsóide, sendo, por isso, geométricas.

Altura
Distância vertical entre um ponto e um plano de referência, que em geral é a superfície terrestre.

Altura Geoidal
Afastamento entre o elipsóide de referência e o geóide, contado sobre a normal ao elipsóide que passa pelo ponto.

Aluvião
Denominação genérica para englobar depósitos detríticos recentes, de natureza fluvial ou lacustre, constituídos por cascalhos, areias, siltes e argilas, transportados e depositados por correntes, sobre planícies de inundação e no sopé de muitas escarpas.

Área
Quantidade projetada, em um plano horizontal dentro dos limites de um polígono. É todo agregado de espaços planos a serem considerados num estudo ou pesquisa.

Banco de Areia
Acúmulo de sedimentos (areia e cascalho) depositados no leito de um rio, constituindo obstáculo ao escoamento e à navegação.

Carta
É a representação de uma porção da superfície terrestre no plano, geralmente em escala média ou grande, oferecendo-se a diversos usos, como por exemplo, a avaliação precisa de distâncias, direções e localização geográfica dos aspectos naturais e artificiais, podendo ser subdividida em folhas, de forma sistemática em consonância a um plano nacional ou internacional.

Cartografia
É um conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo como base os resultados de observações diretas ou a análise de documentação já existente, visa a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão gráfica ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como sua utilização.

Cartograma
É um esquema representativo de uma superfície ou parte dela, sobre a qual são apresentadas informações quantitativas e qualitativas, de eventos geográficos, cartográficos e socioeconômicos.

CONCAR
Comissão Nacional de Cartografia vinculada ao poder Executivo Federal, que congrega as entidades do Sistema Cartográfico Nacional - SCN cuja principal função é coordenar a elaboração da Política Cartográfica Nacional.

Coordenadas Geográficas
São valores numéricos através dos quais podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra, tendo como ponto de origem para as latitudes o Equador e o meridiano de Greenwich para a origem das longitudes.

Datum
Sistema de referência para as coordenadas geodésicas e aceleração da gravidade. No caso da planimetria o datum do Sistema Geodésico Brasileiro é South American Datum - SAD-69; para a altimetria, Imbituba; para a gravimetria, Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira.

EG
Ver Estação gravimétrica

Elipsóide
Figura matemática mais adequada à representação da forma da Terra em função da simplificação dos cálculos e da boa aproximação relativa à sua forma real. Ver também Geóide.

EP
Ver Estação de poligonal

Escala
Relação entre as dimensões dos elementos representados em um mapa, carta, fotografia ou imagem e as correspondentes dimensões no terreno.

Escala Cartográfica
Relação matemática entre as dimensões dos elementos no desenho e no terreno.

Escala Gráfica
É a representação gráfica da escala numérica sob a forma de uma linha graduada, na qual a relação entre as distâncias reais e as representadas nos mapas, cartas ou outros documentos cartográficos é dada por um segmento de reta em que uma unidade medida na reta corresponde a uma determinada medida real.

Escala Numérica
É a escala de um documento cartográfico (Mapa, Carta ou Planta) expressa por uma fração ou proporção, a qual correlaciona a unidade de distância do documento à distância medida na mesma unidade no terreno.
Ex: 1:100.000 - Lê-se 1 para 100.000.
Significa que 1cm no documento equivale a 100.000 cm no terreno, ou seja, 1000m ou 1Km.
Quando se conhece a escala numérica pode-se calcular as distâncias reais utilizando-se as expressões:
D = d x N
N = D / d
d = D / N
D = Distância real
d = Distância no documento
E = Escala = 1 / N
Um elemento de 15cm no documento cartográfico elaborado na escala 1:50.000, terá que dimensão no terreno?
E = 1/ 50.000 = 1/N
d = 15
D = d x N
D = 15 x 50000 = 7,50000 = 7,5Km
Um elemento de 7,5 Km no terreno será representado num documento cartográfico na escala de 1:50000 com que dimensão?
E= 1 / N = 1 / 50.000
D = 7,5 Km = 7 500 m = 750000cm
d= D / N = 750 000 / 50 000 = 15 cm
Qual a escala de um documento cartográfico na qual um elemento com 7,5 Km no terreno é representado por 15 cm?
D = 7,5 Km = 750.000cm
d = 15 cm
N= D/d = 750 000 / 15 = 50 000
E = 1 / N = 1 / 50 000

Estação à satélite
Estação geodésica tridimensional determinada através de técnicas de rastreamento de satélites artificiais.

Estação de Poligonal
Estação geodésica planimétrica determinada através do método de poligonação geodésica.

Estação Geodésica
Ponto da superfície terrestre, materialmente definido por um marco, chapa ou pino, implantado em terreno sólido e estável, cujas coordenadas geodésicas e aceleração da gravidade foram determinadas através de levantamentos geodésicos adequados. Devido à sua importância e elevado custo de determinação, as estações geodésicas são protegidas por lei.

Estação Gravimétrica
Estação geodésica cuja principal determinação é a aceleração da gravidade.

Estação Maregráfica
Conjunto de instrumentos e instalações destinados à observação do nível do mar. A Geodésia utiliza as estações maregráficas para a determinação do nível médio do mar.

Estereoscopia
É a ilusão de ótica produzida quando observamos documentos que dentro de uma determinada condição de superposição de áreas, através de lentes apropriadas, fornece-nos a sensação de tridimensionalidade.
É a ciência que trata com modelos tridimensionais e os métodos pelos quais este efeito se produz.

Estereoscópio
Instrumento destinado ao exame de pares de fotografias ou imagens vistas de pontos diferentes resultando numa impressão mental de uma visão tridimensional. Na sua construção são utilizados lentes, espelhos e prismas.

Fotogrametria
(Geral) é a ciência que trata da obtenção de medições fidedignas de imagens fotográficas.
(Mapeamento) é a ciência da elaboração de cartas topográficas que congrega diversos processos e métodos matemáticos e físicos a partir de fotografias ou imagens aéreas ou orbitais, utilizando-se instrumentos óticos-mecânicos sofisticados.

Fuso Horário
Convenção estabelecida que se refere a uma área abrangida por dois meridianos, dentro da qual o hora é a mesma para todos os lugares nela inseridos. Cada fuso tem em geral 15° de longitude, tendo como centro um meridiano cuja longitude é exatamente divisível por 15.

Geóide
Figura definida como a superfície eqüipotencial do campo de gravidade da Terra que melhor se aproxima do nível médio dos mares, supostos homogêneos e em repouso. Embora melhor descreva a forma física da Terra, o geóide se caracteriza por grande complexidade em função da distribuição irregular de massas no interior da Terra e, conseqüentemente, por difícil representação matemática, o que leva à adoção do elipsóide como forma matemática da Terra, devido à simplificação decorrente de seu uso.

Gravimetria
Conjunto de processos destinados à determinação da aceleração da gravidade em uma dada estação geodésica.

Greenwich
Nome da cidade inglesa, situada a leste de Londres, onde foi construído o Observatório Real, e que desde 1884 é o meridiano origem para a definição das longitudes.

Hidrovia
Trecho navegável de um curso de água ou canal.

IGSN-71
Ver International Gravity Standardization Net, 1971

Imbituba
Datum vertical do Sistema Geodésico Brasileiro, definido pelo nível médio do mar no Porto de Imbituba (SC). Ver também Estação maregráfica.

International Gravity Standardization Net, 1971
Rede gravimética mundial de referência, cujo objetivo é garantir a homogeneidade das determinações gravimétricas em toda a Terra.

Jusante
Trecho de um curso de água, situado abaixo de um ponto de referência.

Laplace
Estação geodésica planimétrica determinada através de observações astronômicas de alta precisão.

Latitude
É o ângulo formado pela normal, à superfície adotada para a Terra, que passa pelo ponto considerado e a reta correspondente à sua projeção no Plano do Equador. A latitude quando medida no sentido do Pólo Norte é chamada Latitude Norte ou Positiva. Quando medida no sentido do Pólo Sul é chamada Latitude Sul ou Negativa. Sua variação é:
O° a 9O°N ou O° a + 90°
O° a 9O°S ou O° a - 90°

Leste
Um dos pontos cardeais, o mesmo que este, nascente. - Ponto Cardeal situado à direita do observador voltado para o Norte, Oriente, Nascente ou Levante.

Levantamento Aerofotogramétrico
Método de levantamento fotográfico que utiliza como sensor uma câmera fotogramétrica instalada em aeronaves, para fotografar a área de interesse de forma sistemática compondo faixas de fotos aéreas com especificações que permitam a construção de modelos estereoscópicos.

Levantamento Geodésico
Ver com o DEGED

Limite
Linha materializada ou não, que demarca a fronteira entre duas áreas vizinhas. É definido normalmente por lei de qualquer umas das instâncias da administração pública, federal, estadual ou municipal.

Linha de Limite
Linha divisória entre unidades territoriais ou parcela/áreas.

Longitude
Ângulo diedro formado pelos planos do Meridiano de Greenwich e do meridiano que passa pelo ponto considerado. A longitude pode ser contada no sentido oeste, quando é chamada Longitude Oeste de Greenwich ( W Gr.) ou Negativa. Se contada no sentido este, é chamada Longitude Este de Greenwich ( E Gr.) ou Positiva.

Mapa
Representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de toda a superfície (Planisfério ou Mapa Mundi), de uma parte (Mapas dos Continentes) ou de uma superfície definida por uma dada divisão político-administrativa (Mapa do Brasil, dos Estados, dos Municípios) ou por uma dada divisão operacional ou setorial (bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental, setores censitários).

Mapa Geoidal
Meio através do qual se pode obter, aproximadamente, a altura ou ondulação geoidal em dada estação geodésica.

Mapeamento
Conjunto de operações geodésicas, fotogramétricas, cartográficas e de sensoriamento remoto, visando à edição de um ou de vários tipos de cartas e mapas de qualquer natureza, como cartas básicas ou derivadas, cadastrais, topográficas, geográficas, especiais, temáticas, etc.

Mapeamento Básico ou Sistemático
Conjunto de operações de mapeamento regular, e que se destina à edição de cartas para a cobertura sistemática de um país ou região, e das quais outras cartas ou mapas podem derivar-se.

Mapa Índice
Cartograma que contém informações sobre o recobrimento cartográfico do país nas diversas escalas do mapeamento sistemático.

Meridiano
Linha de referência Norte - Sul, em particular o círculo máximo através dos pólos geográficos da Terra, de onde as longitudes e os azimutes são determinados. São círculos máximos que cortam a Terra em duas partes iguais de pólo a pólo, fazendo que todos os meridianos se cruzam entre si, em ambos os pólos. O meridiano origem é o de GREENWICH (0°)

Meridional
Relativo ao Sul, o mesmo que austral.

Ondulação Geoidal
Ver Altura Geoidal

Ocidental
Relativo ao ocidente

Ocidente
O lado oeste de referência.

Oeste
Ponto cardeal situado à esquerda do observador voltado para o Norte.

Oriental
Relativo ao Oriente.

Oriente
Lado onde nasce o sol, Nascente, Levante.

Paralelos
Círculos da superfície da Terra paralelos ao plano do Equador, os quais unem todos os pontos da mesma latitude.
Círculos que cruzam os meridianos perpendicularmente, isto é, em ângulos retos. Apenas um é um círculo máximo, o Equador (0°), os outros tanto no hemisfério Norte quanto no hemisfério Sul, vão diminuindo de tamanho à proporção que se afastam do Equador, até se transformarem em cada pólo, num ponto (90°).

Planimetria
Conjunto de processos que visam à determinação de coordenadas geodésicas horizontais de uma dada estação geodésica.

Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira
Datum gravimétrico do Sistema Geodésico Brasileiro conectado à International Gravity Standardization Net,1971 e a estações gravimétricas absolutas no território nacional.

Referência de Nível
Estação geodésica altimétrica determinada através de nivelamento geométrico de alta precisão.

Representação Cartográfica
Representação gráfica de uma superfície, que obedece convenções e normas cartográficas préestabelecidas, geral ou parcial, em duas ou três dimensões.(Terra, Planeta, Lua, Céu, etc.).

RGFB
Ver Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira

RN
Ver Referência de nível

SAD-69
Ver South American Datum, 1969

SAT
Ver Estação a satélite

Setentrional
Relativo ao Norte, Boreal

Sistema Cartográfico
Conjunto de especificações que normatizam a organização de um grupo coerente de cartas de um país ou região.

Sistema Cartográfico Nacional
Constituído por entidades nacionais, públicas e privadas. Congrega as atividades cartográficas em todo Território nacional, previstas pelo Decreto-lei número 243. Sistema Geodésico Brasileiro - conjunto de pontos geodésicos implantados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do país, que são determinados por procedimentos operacionais e coordenadas calculadas, segundo modelos geodésicos de precisão compatível com as finalidades a que se destinam.

South American Datum, 1969
Datum horizontal do Sistema Geodésico Brasileiro, definido no Vértice de Triangulação Chuá (MG), com orientação para o Vértice de Triangulação Uberaba (MG), tendo como superfície de referência o elipsóide recomendado pela União Geodésica e Geofísica Internacional, 1967.

UGGI-67
Ver União Geodésica e Geofísica Internacional, 1967

União Geodésica e Geofísica Internacional, 1967
Elipsóide usado no datum South American Datum, 1969, recomendado na Assembléia Geral da União Geodésica e Geofísica Internacional de 1967.

Sem comentários:

Enviar um comentário