segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Petrobras conclui perfuração de terceiro poço na área de Júpiter


Este é o terceiro poço perfurado na área de Júpiter e sua perfuração comprovou uma coluna de hidrocarbonetos de cerca de 160 metros, a partir de 5.322 metros de profundidade, com rochas com boas condições de porosidade e permeabilidade. Além da capa de gás e condensado o poço constatou uma coluna de petróleo de cerca de 100m de espessura.
Está previsto um teste de formação na zona portadora de petróleo para verificar as suas características e a produtividade dos reservatórios.
O poço está localizado 26 km a nordeste do poço descobridor (1-RJS-652A), conhecido como Júpiter, que, conforme divulgado em 21 de janeiro de 2008, identificou a presença de uma grande jazida de gás (gás natural e CO2), condensado e petróleo.
As amostras coletadas do novo poço confirmaram tratar-se dos mesmos fluídos constatados no poço pioneiro 1-RJS-652A e no poço de extensão 3-RJS-683A.
O novo poço tem profundidade final de 5.765 metros e está localizado a 267 km do litoral do Rio de Janeiro em profundidade de água de 2.251 metros.
O Consórcio dará continuidade às atividades previstas no Plano de Avaliação de Descoberta aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A Petrobras é a operadora do consórcio (80%), em parceria com a Petrogal Brasil (20%).

Fonte: Geofisica Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário