sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Métodos Para Interpolação e Traçado das Curvas de Nível (Morfométricos)

15.2 - MÉTODOS PARA A INTERPOLAÇÃO E TRAÇADO DAS CURVAS DE NÍVEL.
Com o levantamento topográfico altimétrico são obtidos diversos pontos com cotas/altitudes conhecidas. A partir destes é que as curvas serão desenhadas (figura 15.13).
Cabe salientar a necessidade das coordenadas planas dos pontos para plotá-los sobre a carta.
Como visto no capítulo referente a altimetria, o número de pontos e sua posição no terreno influenciarão no desenho final das curvas de nível.

15.2.1 MÉTODO GRÁFICO
A interpolação das curvas baseia-se em diagramas de paralelas e divisão de segmentos.
São processos lentos e atualmente pouco aplicados.

a) Diagramas de paralelas
Neste método traça-se um diagrama de linhas paralelas eqüidistantes (figura 15) em papel transparente, correspondendo as cotas das curvas de nível.

Rotaciona-se o diagrama de forma que as cotas dos pontos extremos da linha a ser interpolada coincidam com os valores das cotas indicadas no diagrama. Uma vez concluída esta etapa, basta marcar sobre a linha que une os pontos, as posições de interseção das linhas do diagrama com a mesma. A figura 15.16 ilustra este raciocínio.

b) Divisão de segmentos.
O processo de interpolação empregando-se esta técnica pode ser resumido por:
- Inicialmente, toma-se o segmento AB que se deseja interpolar as curvas. Pelo ponto A
traça-se uma reta r qualquer, com comprimento igual ao desnível entre os pontos A e
B, definido-se o ponto B´ (figura 15.17). Emprega-se a escala que melhor se adapte ao
desenho.

15.2.2 MÉTODO NUMÉRICO

Utiliza-se uma regra de três para a interpolação das curvas de nível. Devem ser conhecidas as cotas dos pontos, a distância entre eles e a eqüidistância das curvas de nível.
Tomando-se como exemplo os dados apresentados na figura 15.19, sabe-se que a distância entre os pontos A e B no desenho é de 7,5 cm e que o desnível entre eles é de 12,9m. Deseja-se interpolar a posição por onde passaria a curva com cota 75m.

Nota: Para saber mais baixe o livro - Fundamentos de Topografia - Autores: Luis Augusto Koenig Veiga; Maria Aparecida Zaneti; Pedro Luis Faggion (Pág. 183 em diante)

Sem comentários:

Enviar um comentário