segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Geologia de Angola

A geologia de Angola pode ser subdividida em onze unidades regionais, cada uma das quais possuindo uma combinação diferente de jazidas minerais.
 Rochas Sedimentares efusivas e metamórficas de cobertura de idade Quaternária à Terciária compreendendo areias, arenitos quartzito, burgaus e argila estendendo-se para cima de metade do território, incluindo toda a parte leste de Angola.

Sedimentos marinhos pleistocénicos a cretácicos jazem numa série de bacias costeiras na margem ocidental de Angola.

Sedimentos Mesozóicos a Paleozóicos equivalentes ao super grupo Karoo ocorrem principalmente no Graben Cassange, uma depressão de trend geográfico centro-norte a noroeste. Ocorrem numerosos corpos sub-vulcânicos e vulcânicos, incluindo Kimberlitos e carbonatitos ao longo de um lineamento principal de direcção trend sudoeste a nordeste atravessando Angola, bem como basaltos, doleritos, sienitos, traquitos e fonolitos.

Cinturões do Proterozóico superior(de Idade Panafricana) ocorrem ao longo do escudo Precâmbrico, sendo os mais importantes o Congo Ocidental, Damara e Maiombe-Macongo. Eles são caracterizados pela ocorrência de mineralizações de metais básicos e uma variedade de minerais industriais.

Rochas proterozóicas e Arqueanas formam os escudos Angolano, Maiornbe, Cassai e Bangweulo e o horst do Kwanza. Formacões granitíco-gneissicas, meta­vulcano-sedimentar e meta-sedimentar, (cinturões verdes) estão presentes no Centro-sul de Angola (Cassinga e Menongue). O complexo básico (ultrábasico) do Cunene ocupa 20.000 Km2 da parte sudoeste do escudo Angolano.

Sem comentários:

Enviar um comentário