terça-feira, 8 de outubro de 2013

Os processos exógenos



Os processos exógenos envolvem:
- Agentes
- Energia
- Processos

Como Agentes, temos:
- Litosfera (diz respeito à estrutrura e resistência das rochas)
- Hidrosfera (água e gelo)
- Biosfera (seres vivos)

Como Energia, temos:
- Gravidade: g - aceleração da gravidade = 9,80m/seg²
- Solar: 2cal/cm² atingem a parte exterior da atmosfera, sendo que de 15 a 30% desta energia é absorvida pela atmosfera antes de atingir a superfície.
- Geotérmica: Decaimento de material radioativo no manto e núcelo da terra...variação aproximada de 20 a 30º/km de profundidade.

Os processos envolvidos são:
- Intemperismo = Conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e decomposição das rochas.
- Erosão = retirada e transporte do material intemperizado na forma de fragmentos, soluções e colóides para outros locais até atingir o nível base de erosão onde se acumulam. A força da gravidade é essencial na distribuição ou redistribuição do material de desgaste que se acumula em sítios preferenciais, transitórios ou mais definitivos como as bacias de sedimentação.
Conforme o agente erosivo principal, distinguem-se os seguintes tipos de erosão:
- fluvial;
- glacial;
- eólica;
- marinha.



 Morfologia do relevo:
É fruto do seu arcabouço litológico (morfoestrutura) e dos processos de denudação e modelamento (morfoescultura).
Fatores morfodinâmicos exógenos atuam na interface da litosfera com a atmosfera ou hidrosfera (também sob a influência da biosfera), e estão sujeitos a fatores de desagregação (perda de energia - aumento da entropia) o que leva a construção do relevo.

Sem comentários:

Enviar um comentário