Foi realizada de 4 a 8 de novembro, a II Semana de Geofísica da Universidade de Brasília. O evento organizado pelos alunos da Phygeo (Empresa Júnior de Geofísica), no Instituto de Geociências, teve como tema "Uma ciência crescendo no Cerrado" e contou com cinco minicursos e doze palestras e atingiu um público direto de 100 pessoas.

Leia também:
Na palestra inaugural, o Dr. Álvaro Gomes discorreu sobre a atuação do geofísico na Petrobrás. Em seguida o Dr. Armando Lopes (Petrobrás) ministrou a palestra "Prática na indústria do processamento sísmico da deconvolução do traço sísmico".


O quarto dia de palestras contou com a presença do Prof. Dr. Leandro Moutinho (UFBA) que fez uma apresentação sobre aplicação de tomografia elétrica 2D em áreas de dissolução cárstica. O Dr. Bruce McMonnies (Geotech), por sua vez, deu continuidade apresentando em sua palestra conceitos e aplicações dos métodos ZTEM e VTEM. O dia foi finalizado com a palestra sobre "aplicações de tomografia elétrica e GPR para estudos geotécnicos", ministrada pelos geofísicos Fabio Miranda e Fabio Pinto (Neogeo).
No último dia, o tema principal foi geofísica aquática, iniciado pela palestra do Dr. Luís Antônio Pereira de Souza (IPT) sobre "investigações acústicas multifrequenciais em ambientes submersos rasos". O Dr. Kaiser Gonçalves (CPRM) finalizou a jornada com uma apresentação sobre recursos minerais marinhos.

Além do aspecto técnico, a II Semana de Geofísica da UnB consolidou sua ação de responsabilidade social através da arrecadação de 200 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para crianças e jovens atendidos pelo projeto Coletivo da Cidade.

Sem comentários:
Enviar um comentário