domingo, 17 de novembro de 2013

Geociências no Planalto Central "Brasil"


Foi realizada de 4 a 8 de novembro, a II Semana de Geofísica da Universidade de Brasília. O evento organizado pelos alunos da Phygeo (Empresa Júnior de Geofísica), no Instituto de Geociências, teve como tema "Uma ciência crescendo no Cerrado" e contou com cinco minicursos e doze palestras e atingiu um público direto de 100 pessoas.
unb-2-semana-geofisica-2013-2Na abertura, uma mesa redonda discutiu "O mercado de trabalho para o geofísico". Participaram, na ocasião, o Prof. Dr. Augusto César Bittencourt Pires (fundador do curso de Geofísica na UnB), o Prof. Dr. Marco Ianniruberto (coordenador do curso de Graduação em Geofísica da UnB), a Profa. Dra. Adriana Chatack (representante do IG no Decanato de Extensão), o Dr. Francisco Aquino (Presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica), o Prof. Dr. Roberto Ventura (Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM), o jornalista Fernando Zaider (Editor do site Geofísica Brasil), e o Dr. Álvaro Gomes (Petrobrás).

Leia também:


Na palestra inaugural, o Dr. Álvaro Gomes discorreu sobre a atuação do geofísico na Petrobrás. Em seguida o Dr. Armando Lopes (Petrobrás) ministrou a palestra "Prática na indústria do processamento sísmico da deconvolução do traço sísmico".
unb-2-semana-geofisica-2013-3O segundo dia do evento foi focado na aplicação da geofísica em exploração mineral, com uma palestra ministrada pela chefe da Divisão de Geofísica, Dra. Maria Laura, e pelo Dr. Alexandre Lago, sobre a atuação do geofísico na CPRM.  A Profa. Dra. Adalene Moreira apresentou casos de geofísica aplicada à exploração mineral e, por fim, o Dr. Marcelo Leão, geólogo da Vale, apresentou um estudo de caso na Província de Carajás (PA).
unb-2-semana-geofisica-2013-4O Prof. Geraldo Girão (Hydrolog) iniciou as apresentações do terceiro dia de evento, apresentando a história da perfilagem geofísica. Em seguida o Prof. Dr. José Leonardo (UnB) abordou em sua palestra os aspectos da geofísica espacial.
O quarto dia de palestras contou com a presença do Prof. Dr. Leandro Moutinho (UFBA) que fez uma apresentação sobre aplicação de tomografia elétrica 2D em áreas de dissolução cárstica. O Dr. Bruce McMonnies (Geotech), por sua vez, deu continuidade apresentando em sua palestra conceitos e aplicações dos métodos ZTEM e VTEM. O dia foi finalizado com a palestra sobre "aplicações de tomografia elétrica e GPR para estudos geotécnicos", ministrada pelos geofísicos Fabio Miranda e Fabio Pinto (Neogeo).
No último dia, o tema principal foi geofísica aquática, iniciado pela palestra do Dr. Luís Antônio Pereira de Souza (IPT) sobre "investigações acústicas multifrequenciais em ambientes submersos rasos". O Dr. Kaiser Gonçalves (CPRM) finalizou a jornada com uma apresentação sobre recursos minerais marinhos.unb-2-semana-geofisica-2013-6
Além do aspecto técnico, a II Semana de Geofísica da UnB consolidou sua ação de responsabilidade social através da arrecadação de 200 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para crianças e jovens atendidos pelo projeto Coletivo da Cidade.
unb-2-semana-geofisica-2013-7
Geofísica Brasil