Páginas

domingo, 11 de agosto de 2013

Diagênese dos Fósseis

A fossildiagênese (ou diagênese fóssil) estuda o conjunto de alterações químicas e físicas (incluindo as ações mecânicas de deformação) sofridas pelos restos dos organismos desde o momento em que são enterrados até ao momento de sua coleta, já como fósseis. Esses processos, genericamente chamados de fossilização, podem ser agrupados em três categorias básicas:

Preservação Total:

aquela que preserva todo o organismo, incluindo os tecidos moles. Há registro de vertebrados com preservação total, como o caso de mamutes congelados, encontrados na Sibéria.

Preservação sem alteração do resto esquelético:

a que ocorre sem modificar a estrutura original do resto orgânico. Exemplos: a incrustação (crosta de algum minério ao redor de um osso) ou a permineralização (preenchimento dos poros dos ossos por algum tipo de mineral). Neste último caso pode haver uma deformação do fóssil que poderá levar a interpretações taxonômicas errôneas.

Preservação com alteração do resto esquelético:

Ocorre quando há adição, substituição ou ainda dissolução do material original, gerando moldes do osso original.
Os processos diagenéticos começam logo após o soterramento, pois o acúmulo gradual de sedimentos desencadeia todo um conjunto de ações que levam à sua progressiva consolidação numa rocha sedimentar. Os restos orgânicos associados ao sedimento irão sofrer estas mesmas ações e se transformarão em fósseis.
A diagênese, apesar de ser facilmente comprovada (se há um fóssil, ele sofreu diagênese!), é difícil de ser identificada, uma vez que, na maioria dos casos, há substituição e adição de outros minerais ao fosfato de cálcio (mineral original do osso), ou até mesmo a dissolução do osso e posterior preenchimento com outros minerais que estejam solúveis no subsolo, gerando um molde. Aliás, é importante lembrar que os processos diagenéticos ocorrem após o soterramento, já que o fator pressão listostática (pressão exercida pelas camadas de sedimento sobre os ossos) e temperatura são imprescindíveis para que ocorram os processos físico-químicos que levam à fossilização.
Para saber mais sobre fossildiagênese, leia o capítulo Fósseis e Processos de Fossilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário