O Universo é formado
basicamente por espaço/tempo, energia e matéria. Todas essas coisas que
são bem conhecidas, porém existe algo muito estranho, pois parece que a
maior parte do Universo está sumida e nós não conseguimos a ver e nem
mesmo sentir.
A expansão
Pelo jeito em que o Universo está atualmente, sabe-se que em seu início houve uma expansão, onde ele começou a crescer de maneira explosiva, criando cada vez mais espaço e espalhando matéria por todo lado.Sendo assim, o Universo devia ter parado de expandir ou no mínimo estaria desacelerando essa expansão, porém está acontecendo exatamente o contrário: Ele está crescendo cada vez mais rápido e isso não faz sentido.
O estranho crescimento
Assim que a teoria da expansão foi aceita e tivemos tecnologia para podermos ver o que o Universo anda fazendo, descobriu-se esse grande problema: Como poderia ele estar crescendo cada vez mais rápido se a lógica diz que ele tinha que estar crescendo mais devagar? Afinal aquela expansão/explosão devia perder força em 13 bilhões de anos.Com essa questão em mente, os cientistas foram à procura de uma resposta e acabaram encontrando uma, ou melhor, não encontrando.
A misteriosa energia escura
Os cientistas olharam aqui, procuraram ali e mexeram em todos os cantos, mas simplesmente não havia explicação para o Universo estar crescendo cada vez mais rápido. Dessa maneira, usando a eliminação, os pesquisadores chegaram a uma conclusão: Deve existir algo que não podemos ver, não podemos sentir, mas que de alguma maneira faz o Universo se expandir cada vez mais rápido.Mas não pensem que essa teoria não tem base, pois ela tem. As curvas da rotação da galáxia, o teorema virial e a análise das anisotropias da radiação cósmica de fundo em micro-ondas são coisas que mostram que a energia escura tem que existir, só precisamos achar um jeito de encontrá-la.
Curiosidade energéticas
- A energia escura deve compor mais de 68% de tudo que existe no Universo;- Acredita-se que também existe algo chamado matéria escura, que compõe 23% de todo o Universo;
- Se o processo de expansão do Universo não parar, daqui bilhões de anos só restará frio e escuridão;
- Se o processo de expansão se reverter por algum motivo, o Universo voltará a ser um ponto super-mega-ultra denso e poderá explodir de novo, criando um novo Big Bang.
Sem comentários:
Enviar um comentário