Conceito 1. Os mesmos processos e leis físicas que actuam hoje em dia actuaram através de todo tempo geológico, ainda que não necessariamente sempre com a mesma intensidade do presente. Este é o grande principio básico da geologia moderna e é conhecido como Princípio de Uniformitarismo; foi expressado pela primeira vez por Hutton em 1785.
Conceito 2. A estructura geologica é um factor dominante de control na evolução das formas de relevo e se reflecte nelas.
Conceito 3. Os processos geomórficos deixam sua impressão distintiva sobre as formas do terreno e cada processo geomórfico desenvolve seu proprio conjunto caracteristico de formas de relevo.
Conceito 4. A medida que os diferentes agentes erosivos actuam sobre a superfície terrestre, se produz uma sequência nas formas de relevo com caracteristicas distintivas nos sucessivos estados de sue desenvolvimento.
Conceito 5. Na evolução geomórfica a complexidade é mais comum que a simplicidade.
Conceito 6. A maior parte da topografia da Terra tem uma idade que não vai mais além do Pleistoceno, enquanto que é escassa a topografia anterior ao Terciário.
Conceito 7. A interpretação cabal das paisagens actuais é impossível sem uma apreciação total das influências múltiplas dos câmbios geologicos e climáticos ocorridos durante o Pleistoceno.
Conceito 8. Para compreender cabalmente a importância variada dos diferentes processos geomórficos é necessária uma apreciação dos climas do mundo.
Conceito 9. Embora os interesses da geomorfologia sejam as paisagens actuais, sua utilidade máxima é alcançada por extensão histórica.
Traduzido do Espanhol para Português por: Carlos Pimentel.
Bibliografia consultada: William D. Thornbury "Principios de Geomorfologia";
Versão Espanhola de: Dr. Juan Carlos A. Turner.
Editorial: Kapelusz
Sem comentários:
Enviar um comentário