terça-feira, 21 de outubro de 2014

O metamorfismo seu papel no equilibrio da geosfera (Abordagem Teórica)


O metamorfismo seu papel no equilibrio da geosfera (Abordagem Teórica)

Autor: Carlos Pimentel


Metamorfismo: em geologia define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas, que ela apresentava antes do metamorfismo. Estas modificações implicam mudanças na estrutura, textura, composição mineralógica ou mesmo composição química da rocha, que ocorrem geralmente de maneira combinada. O campo dos processos metamorficos é delimitado, por um lado, pelos processos diagenéticos, de baixa temperatura, de até aproximadamente 250ºC e, por outro, pelo início da fusão de rochas a altas temperaturas. (Decifrando a Terra – Excelso Ruberti; Gergely A. J. Szabó e Rómulo Machado).

O sistema Terra: Todas as partes do nosso planeta e suas interações

1 - O sol controla o mecanismo externo da Terra;
2 - A energia solar é responsável por nosso clima e tempo metereológico;
3 - O mecanismo interno da Terra é governado pelo calor aprisionado durante sua origem;
4 - e pela radioactividade de seu interior;
5 - O calor irradiado pela Terra equilibra o calor interno e aquele recebido do sol;
6 - Meteoros transportam massa do cosmos para a Terra;
7 - O sistema do clima envolve grande troca de massa (por exemplo: água) e energia (por exemplo: calor) entre a atmosfera e a hidrosfera;
8 – bem como interações com a litosfera (por exemplo exalação dos gases pelos vulcões e erosão);
9 – Os organismos vivos, a biosfera, ocupam parte da atmosfera, da hidrosfera e da litosfera;
10 – A litosfera move-se sobre porções do manto mais liquefeito, afunda e é arrastada para a astenosfera;
11 – Onde é movida para o manto inferior e emerge novamente num ciclo convectivo;
12 – O núcleo externo e o núcleo interno interagem no sistema do geodinamo que é responsável pelo sistema magnético terrestre.

Em resumo o Sistema Terra é constituído por:
·         Sistema do Clima: Atmosfera / Hidrosfera (Biosfera)
·         Sistema das placas tectónicas: Litosfera (Biosfera) / Astenosfera / Manto Inferior.
·         Sistema do geodínamo: Núcleo externo / Núcleo Interno

Em seguida apresentam-se algumas rochas metamórficas e suas rochas fontes típicas, as quais servirão de base para análise e daí tirar algumas ilações.

O argilito ou o arenito ao sofrer metamorfismo (alteração da pressão e temperatura), pode transformar-se em rochas com caracteristicas distintas tais como:  Ardósia, Filito, Xisto e Gnaisse (todas elas apresentam foliação).
Iremos ver apenas um exemplo (Argila ou Arenito – Ardósia).

A ardósia, é uma rocha homogénea formada pela compactação de argilas.
Desta, forma entendemos que ao aumentar a temperatura e pressão as argilas respondem por eliminar alguns dos elementos voláteis que a constituem (HO, água), criando-se uma rocha nova de textura diferente embora não se altere tanto a composição química (a ardósia).

É facto que com outras rochas pode acontecer o oposto, ou seja, o metamorfismo pode acabar formando rochas novas com diferente estrutura, textura e granulometrias, da sua rocha fonte típica. Até mesmo em alguns casos é do nosso conhecimento que podem-se obter rochas com composições químicas distintas.

Conclusão

O metamorfismo é um processo físico-químico, que consiste na resposta dos elementos quimicos constituintes das rochas a condições de temperatura e pressão diferentes daquelas em que estas se originaram, dando origem a novas rochas. (Definição de Carlos Pimentel).

Isso acontece pois no planeta, com excepção dos gases nobres (elementos quimicamente estáveis), e que podem encontrar-se dissociados de outros elementos quimicos. Todos outros elementos precisam de ganhar ou perder electrões para se tornarem estavéis. Daí que os elementos acabam se associando em função das suas afinidades (caracteristicas quimicas), para formarem novos compostos e ficarem estáveis. Como a Terra é tectonicamente activa, ou seja, ela é dotada de mobilidade compostos que se encontram estáveis por sofrerem compressão, distenção (mudanças na pressão) e alteração da temperatura devido ao gradiente geotérmico. Irão abandonar as suas ligações químicas anteriores e irão se combinar com elementos que se adaptem as novas condições do meio formando rochas com características diferentes.

Este processo é de enorme importância na manutenção da geodinâmica interna do nosso planeta.

O que você pensa será que este processo complexo evoluiu, ou teve um projecto?


Referências bibliográficas
Decifrando a Terra / Umberto G. Cordani
Para entender a Terra / Press, Siever, Grotzinger e Jordan — 4ª Edição [Capítulo 9]